Atuação
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão subordinado ao Ministério da Defesa, integra informações e gera conhecimento atualizado para articulação, planejamento e coordenação de ações globais de governo na Amazônia Legal e na Amazônia Azul, em prol da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável das duas regiões.
Utilizando dados gerados por uma infraestrutura tecnológica composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares e estações meteorológicas, e plataformas de coleta de dados, o Censipam promove o monitoramento da floresta amazônica, do espaço marítimo brasileiro e de outras áreas de interesse, produzindo informações em tempo próximo ao real.
Essas informações subsidiam ações conjuntas de vários órgãos que atuam nas duas Amazônias, nas esferas federal, estadual e municipal, permitindo o funcionamento articulado e integrado dessas instituições em todas as suas instâncias.
Disposto a reforçar parcerias e oferecer os produtos desenvolvidos pelo próprio sistema, o Censipam está sempre em busca por inovações, e em constante manutenção para garantir a efetividade de suas ações e do cumprimento de sua principal missão: ajudar a proteger e desenvolver a Amazônia Legal e a Amazônia Azul.
Missão do Censipam: Operacionalizar o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a fim de contribuir para a proteção, a integração, o desenvolvimento sustentável e o incremento da qualidade de vida na Amazônia Legal, no mar territorial, na Zona Econômica Exclusiva do Brasil e em outras áreas consideradas de interesse.
Objetivo do Censipam: Promover a proteção e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, a partir da integração de informações e geração de conhecimento sobre a região amazônica.
Visão do Censipam: Consolidar-se como o principal ator na geração de análises qualificadas, produtos e serviços customizados e na promoção do desenvolvimento sustentável para os ambientes amazônico e marítimo brasileiros.