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Cemaden Educação promove mesa-redonda e roda de conversa sobre Educomunicação para comitiva da ECA-USP
Uma comitiva integrada por cerca de 25 estudantes e profissionais da área de Jornalismo, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), esteve na última segunda-feira (13), na sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em São José dos Campos (SP).
Liderada pela docente Thaís Brianezi - da disciplina de Educomunicação – a comitiva veio conhecer os trabalhos do Programa Cemaden Educação, na aplicação da Educomunicação e suas ferramentas para mobilização dos jovens e comunidades, com a finalidade de construir conhecimentos, refletir e agir na prevenção de riscos de desastres.
Conheceram os sistemas e processos de comunicação nas ações participativas das comunidades das áreas de risco, da comunicação dos alertas. Também participaram da roda de conversa, onde profissionais da área de Jornalismo apresentaram suas ações, experiências e reflexões, no processo de comunicação científica e educomunicação.
O pesquisador do Cemaden, sociólogo Victor Marchezini, recepcionou a comitiva e conversou sobre vulnerabilidades, ações participativas da comunidade. Falou da importância da comunicação e do diálogo e comunicação entre comunidades, pesquisadores e entidades e órgãos públicos, na participação ativa das ações para prevenção de risco de desastres. Marchezini explicou, também, o objetivo do Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE), que tem o apoio da Fapesp (processo 2022/02891-9).
A coordenadora do Programa Cemaden Educação, Rachel Trajber, falou sobre as atividades desenvolvidas pelo programa, junto às escolas, defesas civis, universidades e comunidades das áreas de risco. Fez a abordagem da Educomunicação em tempos de um novo regime climático.
A Comunicação dos Alertas e o sistema do processo de informação do sistema de monitoramento foi apresentado pelo tecnologista e pesquisador, Pedro Camarinha, especialista em geodinâmica da Sala de Situação do Cemaden.
A Comunicação Científica e Educomunicação foram os temas da mesa-redonda e roda de conversa, com a participação do auditório com perguntas.
Nessa mesa-redonda, as jornalistas e assessoras de Comunicação do Cemaden - Maria Rosário Orquiza e Ana Paula Veiga - falaram sobre conceitos, reflexões, experiências nas ações de divulgação científica, além de ferramentas utilizadas para a comunicação ambiental.
A professora Thais Brianezi, apresentou algumas reflexões sobre o papel da Educomunicação e a comunicação participativa e democrática da sociedade.
A programação da visita foi organizada e elaborada pela analista em C&T, Selma Flores, da Coordenação de Relações Institucionais do Cemaden.
Fonte: Ascom/Cemaden

- Evento Educomunicação: participantes da área de Jornalismo da ECA-USP noauditdório do Cemaden (foto Cemaden Educação)

- Evento Educomunicação - pesquisadora Rachel Trajber, coordenadora do Cemaden Educação fala sobre Educomunicação em tempos climáticos (Foto Cemaden Educação)

- Evento Educomunicação - Apresentação do especialista em geodinâmica, Pedro Camarinha, da Sala de Situação do Cemaden

- Evento Educomunicação - participação on-line e apresentação da assessora de Comunicação do Cemaden, jornalista Maria Rosário Orquiza




