Notícias
01/04/2025 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Nesta terça-feira (01/04/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
- Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Campo Grande (MS), com destaque para a área metropolitana, devido à previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem deflagrar a ocorrência de inundações pontuais em córregos urbanos, extravasamento dos canais de drenagem, enxurradas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
- Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Manaus (AM), com destaque para a área metropolitana, devido à previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem deflagrar a ocorrência de inundações pontuais em córregos urbanos, extravasamento dos canais de drenagem, enxurradas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
- Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) nas Regiões Geográficas Intermediárias de Pouso Alegre e Juiz de Fora (MG) e Petrópolis (RJ) devido aos acumulados de chuva nas últimas 120 horas e à previsão de pancadas de chuva, que poderão ocorrer especialmente no período da tarde. Neste cenário, há possibilidade de ocorrências pontuais de deslizamentos de terra, especialmente em áreas urbanas e às margens de rodovias.
Também é MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) na Região Geográfica Intermediária de São Paulo (SP) devido aos acumulados elevados de chuva nas últimas 24 horas, que elevaram significativamente a umidade do solo, além da previsão de pancadas isoladas que poderão ocorrer especialmente no período da tarde. Neste cenário, mesmo que não sejam esperados acumulados expressivos de chuva, há possibilidade de ocorrências pontuais de deslizamentos de terra, especialmente em áreas urbanas.
- Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) na Região Geográfica Intermediária de Manaus (AM), devido aos acumulados de chuva nas últimas 72 horas e à previsão de pancadas de chuva, que poderão ocorrer no decorrer do dia. Neste cenário, há possibilidade de ocorrências pontuais de deslizamentos de terra, especialmente em áreas urbanas.

- Figura 2 - Probabilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.ph