Notícias
31/03/2024 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Neste domingo (31/03/2024), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Maranhão
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos de alagamentos e inundações urbanas nas mesorregiões Norte Maranhense (MA), Leste Potiguar (RN), Mata Paraibana (PB), Metropolitana de Recife e Mata Pernambucana (PE), e Leste Alagoano (AL), onde há possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte podendo alcançar acumulados pluviométricos significativos ao longo do dia. No Norte Maranhense destaca-se a possibilidade de eventos de inundação nas bacias dos rios Munim, Itapecuru e Mearim, devido ao nível dos rios que podem continuar em elevação em decorrência de novas chuvas nas bacias (Figura 1).
-
Região Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões da Zona da Mata, Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Rio Doce, no estado de Minas Gerais; Noroeste Fluminense, no estado do Rio de Janeiro; Sul, Central e Noroeste Espírito-Santense, no estado do Espírito Santo, devido a previsão de continuidade das pancadas de chuva que podem ocorrer com forte intensidade de forma pontual, podendo deflagrar alagamentos e inundações urbanas (Figura 1).
Risco Geológico
-
Região Nordeste: Pernambuco e Alagoas
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo na Figura 2) nas Regiões Metropolitanas do Recife e de Maceió; além da Mata Pernambucana, devido a previsão de chuva no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada. Este cenário indica que há possibilidade de ocorrer deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanizadas.
-
Região Sudeste: Minas Gerais e Espírito Santo
Permanece MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo na Figura 2) na Região Vale do Rio Doce, Noroeste, Central e Sul Espírito-Santense, devido à previsão de chuva localmente forte que pode gerar acumulados significativos ao longo do dia. Este cenário indica que há possibilidade de ocorrer deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanizadas.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php