Notícias
30/04/2022 - Previsão de Risco Geo-Hidrológicos
Neste sábado (30/04/2022), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
● Região Norte: Amazonas, Pará e Amapá
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de inundações nas mesorregiões Sudoeste e Centro Amazonense, no Amazonas, e nas mesorregiões do Baixo Amazonas e Marajó, no Pará, devido aos níveis ainda elevados dos Rios Negro e Solimões e à propagação da onda de cheia. Também é MODERADA a possibilidade de ocorrência de enxurradas, alagamentos urbanos e inundação na Região Metropolitana de Belém, devido à previsão de chuva, que pode ocorrer na forma de pancadas com forte intensidade. Ressalta-se que em caso de ocorrências, o impacto para a população pode ser acima do nível moderado (Figura 1).
● Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Pernambuco e Alagoas
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de alagamentos urbanos e inundação nas mesorregiões do Norte, Leste Maranhense, Norte Piauiense, Leste Alagoano, Mata Pernambucana e Metropolitana do Recife devido à previsão de continuidade de chuva, com intensidade moderada, que pode incrementar os acumulados dos últimos dias. Ressalta-se que em caso de possíveis ocorrências, o impacto para a população pode ser além do nível moderado (Figura 1).
● Região Sudeste: São Paulo e Rio de Janeiro
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de alagamentos urbanos e enxurradas nas mesorregiões do Vale do Paraíba, no Litoral Norte de São Paulo e Sul Fluminense devido à previsão de chuvas com altos volumes, que podem ultrapassar os 100 mm para as próximas 24 horas (Figura 1). Ressalta-se que em caso de possíveis ocorrências, o impacto para a população pode ser além do nível alto (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de alagamentos urbanos e enxurradas nas mesorregiões Metropolitana de São Paulo e do Rio de Janeiro devido à previsão de chuvas, com intensidade moderada. Ressalta-se que em caso de possíveis ocorrências, o impacto para a população pode ser além do nível moderado (Figura 1).
● Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se ALTA a possibilidade de permanência de inundações na mesorregião do Sudoeste Rio-Grandense devido à elevação acentuada dos níveis dos rios na região nos últimos dias (Figura 1). Ressalta-se que em caso de possíveis ocorrências, o impacto para a população pode ser além do nível alto (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de inundações e enxurradas nas mesorregiões Sudeste Rio-Grandense devido à possibilidade de elevação dos níveis dos rios na região decorrente das chuvas dos últimos dias (Figura 1). Ressalta-se que em caso de possíveis ocorrências, o impacto para a população pode ser além do nível moderado (Figura 1).
Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de inundações e enxurradas em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
● Região Sudeste: São Paulo e Rio de Janeiro
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) na Baixada Santista, Litoral Norte de São Paulo, Região Metropolitana e Serrana do Rio de Janeiro, em função da previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, que poderá ser suficiente para deflagrar deslizamentos de terra pontuais.
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em laranja, na Figura 2) no Litoral Sul Fluminense, em função da previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, que podem ser de forte intensidade e gerar acumulados suficientes para deflagrar deslizamentos esparsos, especialmente quedas de barreiras na beira de estradas e taludes de corte-e-aterro.
Figura 2 - Possibilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.