Notícias
27/11/2023 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Nesta segunda-feira (27/11/2023), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
- Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na porção Oeste do estado do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul, em função da formação de pulsos de tempestades sobre o sul do Paraguai que podem se estender para o oeste de toda a região Sul, favorecendo o extravasamento de córregos, enxurradas e alagamentos urbanos em função da extrapolação da capacidade dos sistemas de drenagem. (Figura 1).
- Região Sudeste: São Paulo e Minas Gerais.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões: Vale do Paraíba, Campinas e Macrometropolitana de São Paulo, além do Triangulo Mineiro / Alto Parnaíba e Sul / Sudeste de Minas Gerais, com atenção especial para as regiões serranas, principalmente na divisa entre os estados, devido à previsão de chuva, com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte, favorecendo a ocorrência de enxurradas, extravasamento de córregos e alagamentos de áreas rebaixadas (Figura 1).
- Região Centro-oeste: Goiás
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de enxurradas urbanas e extravasamento de córregos e canais, no Sul Goiano, devido à previsão de chuva, que pode acontecer na forma de pancadas com intensidade moderada a forte ao longo do dia (Figura 1).
- Região Nordeste: Pernambuco
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de enxurradas urbanas e extravasamento de córregos e canais, na região Metropolitana de Recife e Zona da Mata, devido à previsão de chuva, que pode atingir altos acumulados de precipitação, agravando o cenário de risco hidrológico.
Risco Geológico
- Região Sul: Paraná e Santa Catarina
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo na Figura 2) no Oeste Catarinense, Oeste e Sudoeste Paranaense. A previsão indica acumulados de chuva elevados que podem ser suficientes para deflagrar deslizamentos de terra pontuais, especialmente em taludes de corte-e-aterro em áreas de risco, incluindo eventuais “quedas de barreiras” às margens de estradas e rodovias.
- Região Sudeste: São Paulo e Minas Gerais
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo na Figura 2), nas mesorregiões Macro metropolitana Paulista, Campinas, Vale do Paraíba e Sul/Sudoeste de Minas, com destaque especial para os municípios em encostas no entorno da Serra da Mantiqueira, devido à previsão de pancadas de chuva e aos acumulados registrados nos últimos dias. Este cenário indica que há possibilidade de ocorrências pontuais de deslizamentos de terra, especialmente em taludes de corte-e-aterro em áreas de risco, incluindo eventuais “quedas de barreiras” às margens de estradas e rodovias.
- Região Nordeste: Bahia e Pernambuco
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo na Figura 2), na mesorregião do Sul Baiano e na Região Metropolitana do Recife devido à previsão de chuva ao longo do dia que pode atingir os limiares críticos para deflagração de deslizamentos de terra pontuais em áreas suscetíveis.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php