Notícias
20/04/2025 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Neste domingo (20/04/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Norte: Amazonas, Pará e Amapá
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Manaus (AM), Macapá (AP) e Belém (PA), devido à possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia, favorecendo a ocorrência de eventos de inundação brusca de igarapés, córregos e canais urbanos e alagamentos em áreas rebaixadas (Figura 1).
-
Região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Natal (RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE), devido à previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, com acumulados que podem ser pontualmente altos. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações em córregos e canais, enxurradas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
Risco Geológico
Considerando a previsão meteorológica e o acumulado de chuva dos últimos dias, não há cenário de risco significativo relacionado a eventos de movimentos de massa (Figura 2).

- Figura 2 - Probabilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php
