Notícias
14/11/2022 - Previsão de Riscos Geo-hidrológicos
Nesta segunda-feira (14/11/2022), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
● Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
Considerando a previsão meteorológica para amanhã, é MODERADA a possibilidade de ocorrências relacionadas aos processos hidrológicos nas mesorregiões Metropolitana de São Paulo; Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e Campo das Vertentes, em Minas Gerais; Centro-Fluminense e Metropolitana do Rio de Janeiro (Figura 1), devido à previsão de pancadas de chuva, que poderá variar entre moderada e forte em algumas localidades. Ressalta-se que em caso de possíveis ocorrências, o impacto para a população pode ser além do nível moderado.
● Região Sul: Santa Catarina e Paraná
Considerando a previsão meteorológica para amanhã, é MODERADA a possibilidade de ocorrências relacionadas aos processos hidrológicos nas mesorregiões Noroeste e Sudoeste Paranaense e Norte e Oeste Catarinense (Figura 1), devido à previsão de chuva ao longo do dia, com possibilidade de pancadas localmente fortes. Ressalta-se que em caso de possíveis ocorrências, o impacto para a população pode ser além do nível moderado.
Figura 1 - Possibilidade de ocorrências hidrológicas em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
● Região Sudeste: Rio de Janeiro e Minas Gerais
Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) no Centro-Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro; Região Metropolitana de Belo Horizonte, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Vale do Rio Doce devido aos acumulados registrados nos últimos dias, além da previsão meteorológica que indica possibilidade de pancadas de chuva de intensidade entre moderada e forte, que poderão deflagrar deslizamentos de terra pontuais nas áreas com suscetibilidade.
Região Sul: Paraná e Santa Catarina
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) no oeste dos Estados do Paraná e Santa Catarina devido aos acumulados registrados nas últimas 24h, que ultrapassam 100 mm em algumas localidades, que somado à previsão de continuidade das chuvas podem deflagrar deslizamentos de terra pontuais nas áreas com suscetibilidade. Também é MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa no Norte Catarinense e no Vale do Itajaí, devido à possibilidade de chuvas de forte intensidade e a presença de áreas de alta suscetibilidade nestes locais.
Figura 2 - Possibilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.