Notícias
08/04/2023 - Previsão de Riscos Geo-hidrológicos
Neste sábado (08/04/2023), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
- Região Norte : Acre, Amazonas, Rondônia
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência ou permanência de eventos de inundação para a mesorregião Sul Amazonense, com atenção para o município de Boca do Acre, onde o rio Acre ainda se encontra com níveis elevados (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte, na mesorregião Centro Amazonense, com destaque para enxurradas e alagamentos em Manaus. Também considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência ou permanência dos processos de inundação, devido à previsão de continuidade das chuvas e aos acumulados dos últimos dias na mesorregião Vale do Acre, onde o rio Acre ainda encontra-se extravasado na capital Rio Branco, com tendência de recessão durante os próximos dias (Figura 1).
Na porção Oeste de Rondônia, considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência dos processos de inundação, devido à previsão de continuidade das chuvas, associada aos acumulados dos últimos dias e aos níveis elevados dos rios na mesorregião, principalmente a elevação gradual do rio Madeira, com o destaque para o município de Porto Velho (Figura 1).
- Região Nordeste : Maranhão e Piauí
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, especialmente inundação, devido à previsão de continuidade das chuvas, somada aos acumulados observados na última semana, nas mesorregiões Centro, Leste e Norte Maranhense, Centro-Norte e Norte Piauiense, onde os níveis dos Rios Itapecuru e Parnaíba encontram-se acima de cotas críticas (Figura 1).
- Região Sudeste : São Paulo e Rio de Janeiro
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, como inundações de córregos urbanos, enxurradas e alagamentos, devido à previsão de continuidade da chuva durante os próximos dias, com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte, nas mesorregiões Litoral Sul Paulista, Metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba, com atenção especial para o litoral norte; Sul Fluminense e Metropolitana do Rio de Janeiro, esta última com atenção especial para a possibilidade de pancadas mais intensas a partir do início da noite de sábado, podendo agravar o risco de enxurradas e alagamentos urbanos (Figura 1).
- Região Sul : Paraná
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, como enxurradas e alagamentos, devido à previsão de continuidade das, com possibilidade de pancadas de intensidade moderada, nas mesorregião Metropolitana de Curitiba, com atenção para os municípios litorâneos onde o efeito das marés podem agravar o risco hidrológico (Figura 1).
Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
- Região Sul: Santa Catarina e Paraná
Considera-se MODERADA (em amarelo na Figura 2) a possibilidade de movimentos de massa no Norte Catarinense e Região Metropolitana de Curitiba (incluindo o litoral do estado paranaense), devido aos acumulados já registrados e à previsão. Podem ser deflagrados deslizamentos em taludes de corte/aterro e encostas muito suscetíveis, principalmente nos Morros Litorâneos e na Serra do Mar.
- Região Sudeste: São Paulo e Rio de Janeiro
Considera-se MODERADA (em amarelo na Figura 2) a possibilidade de movimentos de massa nas mesorregiões de Itapetininga, Litoral Sul Paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, Sul Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os acumulados de chuva previstos para amanhã podem ser suficientes para deflagrar deslizamentos nas áreas de risco e outras áreas suscetíveis. Atenção especial para reativação de processos em áreas já fragilizadas por deslizamentos recentes como São Sebastião e Ilhabela, mas sem perspectiva de processos tão intensos como os ocorridos anteriormente.
- Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA (em amarelo na Figura 2) a possibilidade de movimentos de massa em Manaus devido à alta suscetibilidade local à deslizamentos e à previsão de pancadas de chuva que podem ser suficientes para deflagrar deslizamentos pontuais.
- Região Nordeste: Pernambuco, Alagoas e Maranhão
Considera-se MODERADA (em amarelo na Figura 2) a possibilidade de movimentos de massa no Leste Alagoano, Região Metropolitana do Recife e Mata Pernambucana, assim como no norte Maranhense. A previsão de chuva pode ser suficiente para deflagrar deslizamentos pontuais.
Figura 2 - Possibilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (
movimento de massa
) e/ou hidrológico (
inundação
e/ou
enxurrada
) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php