Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
Nesta quarta-feira (02/04/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
Região Sudeste: Rio de Janeiro e São Paulo
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de São Paulo (SP), Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ), devido à previsão de pancadas de chuva, que podem ocorrer com forte intensidade em curto período de tempo, favorecendo a ocorrência de inundações pontuais em córregos parcialmente canalizados, extravasamento dos canais de drenagem, enxurradas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Pelotas, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul - Lajeado (RS), com destaque para as Bacias do Caí e do Taquari e Regiões Metropolitanas, com alta concentração urbana e solos impermeabilizados, e na Região Geográfica Intermediária de Criciúma (SC), devido à previsão de pancadas de chuva, que podem ocorrer com forte intensidade em curto período de tempo, favorecendo a ocorrência de inundações pontuais em córregos parcialmente canalizados, extravasamento dos canais de drenagem, enxurradas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
Região Nordeste: Pernambuco
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Recife (PE), com destaque para a área metropolitana, devido à previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem deflagrar a ocorrência de inundações pontuais em córregos urbanos, extravasamento dos canais de drenagem, enxurradas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
Risco Geológico
Região Sudeste: São Paulo e Rio de Janeiro
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) na Região Geográfica Intermediária de Petrópolis (RJ), devido à previsão de pancadas de chuva que podem ser de forte intensidade, especialmente no período da tarde, e gerar acumulados suficientes para deflagrar ocorrências pontuais de deslizamentos de terra em encostas com suscetibilidade.
Também é MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) na Região Geográfica Intermediária de São Paulo (SP) devido aos acumulados elevados de chuva nas últimas 48 horas, que elevaram a umidade do solo, além da previsão de pancadas de chuva isoladas. Neste cenário, mesmo que não sejam esperados acumulados expressivos de chuva, há possibilidade de ocorrências pontuais de deslizamentos de terra, especialmente em encostas urbanas.
Região Nordeste: Pernambuco e Maranhão
Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) na Região Geográfica Intermediária de Recife (PE), devido à previsão de chuva que pode ser de forte intensidade e gerar altos acumulados no decorrer do dia. Neste cenário, há possibilidade de ocorrências pontuais de deslizamentos de terra, especialmente em áreas com suscetibilidade.
É MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) na Região Geográfica Intermediária de São Luis (MA), devido à previsão de chuva associada aos acumulados elevados nas últimas 24h. Neste cenário, há possibilidade de ocorrências pontuais de deslizamentos de terra, especialmente em áreas com suscetibilidade.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php