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Cemaden participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília e também com programação local
Mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para melhoria da qualidade de vida, inclusão social e soluções de desafios nacionais, entre outros, são os objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre, anualmente, em todo o País, há 20 anos. Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), neste ano, a exposição das instituições do MCTI ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, desde o dia 16 até o dia 22 de outubro. A temática deste ano é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.
A solenidade oficial de abertura do evento foi realizada dia 17, com a presença de seis ministros de estado e representantes de secretarias do governo federal. Em sua fala, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ressaltou a importância da ciência como suporte às transformações, mas também como base para o desenvolvimento de políticas e ações de alertas de riscos. "Começamos o ano com seca na região sul do país e cheias na Amazônia e muita precipitação em São Sebastião, no litoral norte paulista, e estamos finalizando o ano de maneira inversa, ou seja, seca na Amazônia e chuvas no sul", lembrou. "A ciência moderna deve contribuir para que possamos desenvolver um modelo sustentável de desenvolvimento, cientes de que, além, de mitigar emissões e promover adaptação aos impactos da mudança do clima, é fundamental prevenir, para melhorar a vida das pessoas."
"Não queremos que a ciência seja sempre um assunto de poucos", afirmou a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. "A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia existe há 20 anos para despertar o interesse pela ciência, transformar a realidade, estimular a curiosidade científica, ser chave para as mudanças e incentivar os brasileiros, principalmente os jovens, a se apropriarem da nossa ciência e da nossa tecnologia."
Na quinta-feira, 19, a ministra Luciana Santos visitou os estandes da feira em Brasília acompanhada da primeira dama, Janja Lula da Silva.
No estande de exposição, em Brasília, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do MCTI – apresenta a ciência, tecnologia e inovação aplicadas ao monitoramento de desastres socioambientais, prevenção de risco e diminuição dos impactos geo-hidrometeorológicos e temáticas sobre sustentabilidade.
Os visitantes podem conhecer como funcionam os sistemas de monitoramento, além de interagir com as informações no telão de monitoramento em tempo real da Sala de Situação do Cemaden. Também podem acessar a plataforma de monitoramento de secas e conhecer a plataforma de previsão de risco de fogo, com orientações dos pesquisadores, tecnologistas e analistas do Cemaden. Há material de divulgação e publicações disponibilizados sobre fenômenos climáticos (como o El Niño) e os impactos de desastres no Brasil, previsão do risco de fogo, desenvolvimento sustentável e material educativo de redução de risco de desastres do Programa Cemaden Educação.
Para saber mais sobre a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a programação, pode acessar o link: 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (mcti.gov.br)
“Diálogos em clima de desastres: tempo de agir” foi debate de abertura da SNCT em São José dos Campos
A abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Cemaden, em São José dos Campos, ocorreu com o webinário “Diálogos em clima de desastres: tempo de agir”, para discutir os desafios das mudanças climáticas e promover a construção de uma sociedade resiliente. Promovido pela equipe do Programa Cemaden Educação, dentro da temática da Campanha #AprenderParaPrevenir, o debate foi realizado na segunda-feira (16). A transmissão foi pelo Canal YouTube do Cemaden Educação, com participação do público encaminhando perguntas pelo chat.
As moderadoras foram as pesquisadoras: Rachel Trajber- coordenadora do Cemaden Educação; Ana Paula Cunha – coordenadora substituta de Relações Institucionais do Cemaden e pesquisadora na área de secas e agrometeorologia; e Samia Nascimento Sulaiman, secretária nacional de Periferias, do Ministério das Cidades e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) , responsável pelo Projeto Multirrisco.
“Dialogar o tema da 7ª edição da campanha amplia as iniciativas e ações no presente, na luta contra a desigualdade e pela resiliência. A transformação é coletiva.”, afirma a pesquisadora Rachel Trajber, lembrando que o dia 13 de outubro marca o Dia Nacional da Redução de Riscos de Desastres. Informou que a proposta internacional deste ano é a luta contra a desigualdade por um futuro resiliente.“Para que se realize muitas ações, os participantes da campanha podem ampliar as teorias, ideias e práticas para que cheguem em todas as comunidades. Essa é uma ação coletiva” , enfatiza Trajber.
Sobre os eventos meteorológicos extremos, as chuvas intensas, as ameaças combinadas com exposição de risco e vulnerabilidades, a pesquisadora e coordenadora do Cemaden, Ana Paula Cunha, abordou sobre as secas intensas nos últimos 10 anos, em locais onde não havia histórico dessa intensidade. “As mudanças climáticas podem aumentar a intensidade, a recorrência desses extremos climáticos, ampliando a questão da vulnerabilidade pelo aumento da população vivendo em áreas de risco”. A pesquisadora informou que - conforme os cenários previstos com as mudanças climáticas, até o final do século - há projeção do aumento da intensidade das secas na região do Amazonas e semiárido do Nordeste. “O desastre está em curso, mas temos que pensar na construção de capacidades para a redução dos impactos”.
“A redução de risco de desastres é parte da redução de desigualdade”, afirma a secretária Samia Sulaiman. Ela comenta sobre a importância do pesquisador compartilhar as informações com as comunidades, principalmente, onde estavam envolvidas na pesquisa. “Esse compartilhamento da informação – seja em vídeos, folhetos, publicações – irradia de forma estratégica as ações e mobilização das comunidades”. Também abordou que as escolas podem ser espaços para trazer a realidade, não somente como produção de conhecimento, mas como perspectiva de ação e posicionamento.
Para assistir na íntegra o debate podem acessar o canal YouTube do Cemaden Educação pelo link : https://www.youtube.com/watch?v=oMkxHHbPOjg&list=PLHtaKTOPDIDKUc_5CUPajseXXA4T1B3Yj
Para participar da 7ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir pode acessar o Guia 2023 no site do Cemaden Educação, pelo link : https://educacao.cemaden.gov.br/campanha/guia-campanha-2023/
Programação da SNCT para alunos de escolas e universidades na sede do Cemaden
Foi elaborada uma programação da SNCT, nesta semana, para receber estudantes e professores de ensino fundamental e médio, além de universidades, de diversas cidades da região paulista do Vale do Paraíba, na sede do Cemaden, em São José dos Campos (SP).
Na programação, estão integradas atividades educativas voltadas à prevenção e redução de risco de desastres, jogos, games, com a equipe de pesquisadores do Programa Cemaden Educação. Também está disponibilizada no Salão do Cemaden a maquete interativa de simulação de chuvas, telões e a realização de jogos e games. No Auditório, estarão conversando com pesquisadores, assistindo palestras e realizando atividades em grupos sobre redução de risco de desastres. Estão conhecendo os equipamentos de monitoramento da rede observacional do Cemaden e visitando a Sala de Situação do Cemaden, onde recebem informações dos tecnologistas sobre como funciona o monitoramento e emissão de alertas de desastres de deslizamentos, inundações, enxurradas e sobre áreas de risco de desastres.
No terça-feira (17), 22 alunos do 3º ano do ensino médio, período integral, da Escola Estadual Júlio Fortes, do município de Lavrinhas (SP) desenvolveram atividades no Cemaden e participaram de toda a programação da SNCT no Cemaden. O professor de Geografia e Sociologia, Rafael da Silva Valem, ministra a aula da disciplina Itinerários na temática “Mundo Contemporâneo e suas Vulnerabilidades”, dentro da proposta “Cultura em movimento: diferentes formas de narrar a experiência humana”, envolvendo Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além da Linguagem e suas tecnologias. Ele enfatiza que as atividades realizadas no Cemaden resumem toda a filosofia da disciplina.
“É um aprofundamento das reflexões sobre o século XXI, ao mesmo tempo, a exposição de práticas de ações para as situações da realidade.”, afirma o professor Valem. Ele explicou que as atividades desenvolvidas em grupo, no auditório do Cemaden, sobre redução de desastres e sustentabilidade, bem como a exposição oral das ideias e resultados das discussões, oferecem o estimulo para criar, pesquisar e obter um conhecimento com proatividade. Enfatizou que entre as metas da temática de sua disciplina, estão inclusos os estudos de temas contemporâneos transversais e objetivos de desenvolvimento sustentável, ajudando a desenvolver aprendizagens para os projetos de vida, possibilidades do mundo de trabalho e as perspectivas para o ingresso no ensino superior. “As atividades desenvolvidas com ação e protagonismo dos alunos, permitem a capacidade de desenvolver a argumentação, saber se colocar perante a situação. Para isso, precisa de conhecimentos.”, sintetiza o professor.
O aluno do 3º ano de ensino médio da escola de Lavrinhas, Riam Flávio de Jesus Carvalho, de 17 anos, considerou que as atividades desenvolvidas no Cemaden e os conhecimentos sobre o monitoramento, permitiram construir outras perspectivas de planejamento de sua vida e desenvolvimento de carreira profissional. “O que me despertou a curiosidade é que descobri que com a Ciência podemos mudar o projeto de vida”. Explicou que gostando muito de desenhar, pode relacionar uma possibilidade de relacionar a Arte e a Ciência. Comentou que gostou muito de conhecer o nível de tecnologia dos equipamentos de monitoramento e como se processo o monitoramento na Sala de Situação do Cemaden. Comentou sua experiência de apresentação do trabalho e a oportunidade de express
Ainda na terça-feira, no período da tarde, oito alunos da Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia, de São José dos Campos, também desenvolveram atividades, assistiram palestras e conheceram a Sala de Situação do Cemaden. A professora Daniela Salles - da disciplina Itinerários na temática Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Tecnologia/Inovação- acompanhou os alunos e considerou importante as atividades e visita ao Cemaden, com as palestras e ações, combinando com as aprendizagens. “ No começo deste ano, ficamos uma semana sem aula, devido as condições da escola impactadas com uma forte chuva.” , informou a professora. “O impacto real dentro da comunidade nos faz compreender a extensão da temática de eventos extremos e desastres. Os alunos puderam perceber que a importância da pesquisa e do conhecimento sobre o ambiente em que está inserido, como as ações de redução de risco de desastres”, conclue a professora. A professora Daniela Salles tem o projeto de editar um jornal juntamente com os alunos, para tratar a temática sobre Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Tecnologia/Inovação, colocando os aprendizados e conclusões das práticas, ações vivenciadas e aprendizados.
Escola estadual que participou de projeto de pesquisa do Cemaden e desenvolveu jogos educativos e a maquete interativa
Nesta quarta-feira (18), o Cemaden recebeu a visita de 30 alunos do 6º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Diácomo Hamilton Bontorim de Souza, também de São José dos Campos. Conheceram a Sala de Situação e a equipe do Cemaden Educação conversou com a turma sobre prevenção e redução de riscos de desastres. Depois realizaram as atividades de jogos, games e interagiram com a maquete de simulação de chuvas.
A coordenadora pedagógica da escola, professora Patrícia Karim Chiardia informou sobre a ansiedade dos alunos para a visita ao Cemaden. “Estavam empolgadíssimos para conhecer a instituição que trabalha, em nível nacional, com o monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres.”, afirmou a coordenadora, destacando que 50% dos alunos da escola são da zona rural. “Muitos conhecem os impactos dos eventos climáticos, como deslizamentos e inundações, pois vivem próximos à área de risco na região norte de São José dos Campos.” Informou que os 30 alunos que participaram das atividades do Cemaden representam as três turmas A,B e C do 6º ano (10 alunos de cada turma), que estão com a missão de replicarem os conhecimentos e aprendizagens junto às suas turmas. Além disso, as turmas do 6º ano já conhecem a aplicação de tecnologias e monitoramento, pelo desenvolvimento do projeto do Cemaden junto ao professor de Geografia da escola.
Para o professor de Geografia, Jobair Assis Rangel, há mais de três anos os alunos da escola vêm desenvolvendo atividades educativas para redução de risco de desastres, em parceria da escola com o projeto desenvolvido pela pesquisadora do Cemaden, Silvia Saito, dentro do projeto denominado “Tecnologias educacionais inovadoras para abordagem interdisciplinar na redução de risco de desastres socioambientais”. O professor destacou o resultado da pesquisa junto aos alunos: “Foi por esse projeto junto aos alunos da escola é que pode desenvolver os jogos Minitrunfo e Quem? (este desenvolvido sobre profissões que atuam na gestão de risco de desastres e outras cartas surpresas). O projeto permitiu, também, desenvolver e adquirir a maquete interativa, que simula os efeitos da chuva em uma área geográfica.Essa maquete interativa foi exposta em Brasília, no estande do Cemaden na última Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e agora. Na SNCT, está exposta no Salão da sede do Cemaden. O professor Rangel complementa, ainda, sobre a familiaridade da escola com monitoramento: “A escola sedia um equipamento do Cemaden (pluviômetro automático) e também o equipamento que faz o monitoramento da qualidade do ar, ventos e chuvas, dentro do projeto da pesquisadora do Cemaden, Silvia Saito.”
Lucas Ryan da Silva Oliveira, de 12 anos, aluno do 6º ano da Escola Diácomo Hamilton Bontorim de Souza, de São José dos Campos, achou interessante os jogos desenvolvidos junto aos alunos. “Servem para ensinar de forma mais divertida para quem tem maior dificuldade de compreensão. Permite entender melhor sobre os desastres.” Destacou que a matéria que mais gosta é Ciência e afirmou “ A Ciência permite mais conhecimentos sobre tempo, clima e outras informações do mundo para entender o porquê e como as coisas acontecem.”
Programação prevista até sexta-feira no Cemaden
Ainda na quarta-feira, às 19 horas, o Cemaden Educação participa da Mesa Virtual “Escolas e Comunidades na prevenção de risco de desastres”, evento on-line da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na III Edição do Congresso Internacional Movimentos Docentes.
Na quinta-feira (19), o Cemaden receberá estudantes de graduação de Geografia, dentro do Grupo de Estudos Integrados em Ambiente (GEIA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). À noite, das 18 às 20 horas, ocorrerá um webinário com a equipe do Cemaden Educação, sobre Educação para Redução de Risco de Desastres.
Na sexta-feira (20) está prevista a vinda de duas escolas estaduais da Baixada Santista (E.E. Deputado Emílio Justo, de Santos e E.E.Maria Helena Duarte, de Cubatão) totalizando 30 alunos e dois professores.
Fonte: Ascom/Cemaden
Solenidade oficial de abertura da SNCT 2023
Fotos da SNCT 2023 - Estande do Cemaden em Brasília
Fotos da SNCT 2023 - Sede do Cemaden - São José dos Campos - SP
Cemaden divulga editais do concurso público: Inscrições Prorrogadas
Os editais do concurso público para provimento de vagas para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) foram publicados nesta segunda-feira, 09, no Diário Oficial da União. A banca organizadora é o Instituto AOCP e o período de inscrições vai de 23 de outubro a 07 de dezembro de 2023, pelo site https://www.institutoaocp.org.br/
Os editais podem ser acessados na íntegra em:
https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-10-de-21-de-novembro-de-2023-524829444
https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-9-de-21-de-novembro-de-2023-524829521
No total, são 24 vagas para os cargos de pesquisador e tecnologista, distribuídas conforme os quadros a seguir.
Quadro 1: Especialidades e vagas para o cargo de pesquisador
Cargo |
Especialidade |
Carga Horária Semanal |
Total Vagas1 |
Remuneração Inicial Bruta |
Pesquisador Adjunto I |
Geodinâmica ou Geologia |
40 (quarenta) horas |
2 |
Adjunto I- Padrão I Vencimento básico R$ 6.710,29 + + retribuição de titulação em decorrência do título de Doutor: R$ 5.412,57+ GDACT (100 pontos) R$ 2.151,67 |
Hidrologia |
2 |
|||
Meteorologia por sensores remotos |
1 |
|||
Redução de risco de desastres geo-hidro-meteorológicos |
1 |
|||
Impactos de desastres hidrometeorológicos |
1 |
|||
Total |
7 |
|||
1Fica reservado aos candidatos negros, amparados pela Lei Federal nº 12.990, de 9 de junho de 2014 e Instrução Normativa MGI nº 23, de 25 de julho de 2023, o equivalente a 20% (vinte por cento) das vagas desse edital. Portanto, do total de vagas previstas neste Edital, 1 (uma) vaga será reservada aos candidatos negros. Do total de vagas previstas neste Edital, 1 (uma) vaga será reservada às pessoas portadoras de deficiência, de acordo com o previsto no artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal, artigo 5º, §2º, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, nos artigos 4º e 37 e seguintes, do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 e Decreto nº9.508, de 24 de setembro de 2018. |
Quadro 2: Especialidades e vagas para o cargo de tecnologista
Cargo |
Especialidade |
Carga Horária Semanal |
Total Vagas1 |
Remuneração Inicial Bruta |
Tecnologista Pleno I |
Engenharia |
40 (quarenta) horas |
3 |
Pleno I - Padrão I Vencimento básico R$ 5.913,57 + Titulação (Especialização R$ 1.131,38; ou Mestrado R$ 2.203,59; ou Doutorado R$ 4.746,56) + GDACT (100 pontos) R$ 1.974,18 |
Vulnerabilidade a desastres geo-hidro-meteorológicos |
1 |
|||
Meteorologia por sensores remotos |
1 |
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Impactos de desastres hidrometeorológicos |
1 |
|||
Geoprocessamento aplicado a riscos e desastres |
1 |
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Tecnologia da informação |
1 |
|||
Redução de risco de desastres geo-hidro-meteorológicos |
2 |
|||
Risco de desastres geo-hidro-meteorológicos |
6 (seis) horas por dia e 36 (trinta e seis) horas por semana |
2 |
||
Geodinâmica |
2 |
|||
Hidrologia |
2 |
|||
Extremos Meteorológicos |
1 |
|||
Total |
17 |
|||
1Fica reservado aos candidatos negros, amparados pela Lei Federal nº 12.990, de 9 de junho de 2014 e Instrução Normativa MGI nº 23, de 25 de julho de 2023, o equivalente a 20% (vinte por cento) das vagas desse edital. Portanto, do total de vagas previstas neste Edital, 3 (três) vagas serão reservadas aos candidatos negros. Do total de vagas previstas neste Edital, 1 (uma) vaga será reservada às pessoas portadoras de deficiência, de acordo com o previsto no artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal, artigo 5º, §2º, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, nos artigos 4º e 37 e seguintes, do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 e Decreto nº9.508, de 24 de setembro de 2018. |
Resultado do processo de seleção para contratação de serviço para criação de cursos à distância
O Cemaden Educação, Programa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - divulgou o resultado do processo de seleção para produção dos cursos de capacitação em Educação em Redução de Riscos de Desastres socioambientais (ERRD), na modalidade de Ensino a Distância (EAD).
Mais informações disponíveis no site do Cemaden Educação pelo link:
Cemaden lança licitação para aquisição de água mineral, natural, potável
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizado no Parque Tecnológico da cidade de São José dos Campos (SP), lançou edital de licitação na modalidade pregão eletrônico por meio de Registro de Preços.
O cujo objeto é a aquisição de água mineral, natural, potável, sem gás, acondicionada em garrafões plásticos de 20 (vinte) litros, devidamente lacrados, para atender às demandas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, conforme condições, quantidades, exigências e estimativas, estabelecidas neste Edital e seus anexos. A publicação consta no Diário Oficial da União do dia 21/09/2023.
O Edital do Pregão Eletrônico nº 05/2023 pode ser retirado a partir de 21/09/2023 de 08h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h00, no seguinte endereço: Estrada Dr. Altino Bondesan, 500, Distrito de Eugênio de Melo - São José dos Campos (SP) ou https://www.gov.br/compras/pt-br.
O envio das propostas deverá ser feito a partir de 21/09/2023 às 08h00 no site https://www.gov.br/compras/pt-br.
A data de abertura das propostas ocorrerá no dia 03/10/2023 às 09h00 no site https://www.gov.br/compras/pt-br .
Mais informações: (12) 3205-0111 ou licitacao@cemaden.gov.br.
Cenários de Impactos e Riscos de Desastres para set/2023 a fev/2024 intensificados pelo El Niño
Diante da constatação dos principais centros climáticos mundiais sobre o estabelecimento do El Niño em 2023, a Casa Civil da Presidência da República solicitou ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Nota Técnica contendo informações sobre a evolução e projeção do fenômeno El Niño 2023, bem como possíveis impactos em setores estratégicos (reservatórios para geração de energia e abastecimento, agricultura, saúde) para subsidiar possíveis ações do Governo Federal em monitoramento, prevenção e resposta.
Os efeitos conhecidos do El Niño nos padrões regionais do clima no Brasil incluem desde secas nas Regiões Nordeste e Norte do país, a chuvas excessivas na Região Sul . As secas aumentam as chances de quebras de safras agrícolas e redução dos níveis dos reservatórios hídricos, bem como impactos na geração de energia elétrica, na navegação fluvial, além de potenciais riscos aos ecossistemas. Condições de seca combinadas com ondas de calor são frequentemente associadas ao aumento de incêndios em pastagens e florestas, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No Sul do Brasil, o excesso de chuvas aumenta as chances de inundações, enchentes e deslizamentos, afetando áreas urbanas e rurais.
Considerando que o El Niño se manifestará ao longo de vários meses e face aos diferentes níveis de capacidades institucionais instaladas nos Estados e Municípios brasileiros, a solicitação tempestiva da Casa Civil visa subsidiar ações preparatórias, no intuito de minimizar os impactos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos desastres.
Fonte: Cemaden/MCTI
Pesquisa mostra degradação da estrutura de enfrentamento às mudanças climáticas na região metropolitana de São Paulo
Um estudo realizado em 39 municípios que integram a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) mostrou que, em sete anos, houve uma diminuição das capacidades institucionais, tanto na parte administrativa, técnica, de programas, estrutura, cultura e recursos, quanto para ações e políticas sobre gestão de riscos de desastres e preservação do meio ambiente nessa região.
O artigo científico foi publicado no número especial sobre Crise Climática, da Revista Cadernos Metrópole, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). O estudo mostra, por meio de análise de dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic-IBGE), um cenário de degradação da estrutura institucional de enfrentamento às mudanças climáticas entre os anos de 2013 e 2020 na Região Metropolitana de São Paulo. A publicação tem a participação de Victor Marchezini, sociólogo e pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Publicado com o título “Evolução da capacidade institucional da Região Metropolitana de São Paulo em relação às mudanças climáticas” (Evolution of the institutional capacity of the São Paulo Metropolitan Region in relation to climate change), o estudo foi liderado por Leonardo Rossatto Queiroz, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (PGCST/INPE). Além do pesquisador do Cemaden/MCTI, Victor Marchezini, o estudo também contou com a participação do pesquisador Daniel Andres Rodriguez, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O desenvolvimento da metodologia teve o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), por meio de bolsa de pós-doutorado no exterior concedida à Victor Marchezini, do Cemaden (processo 18/06093-4).
“O objetivo do trabalho foi a construção de um modelo abrangente que mensurasse a capacidade institucional de enfrentamento às mudanças climáticas em nível municipal e metropolitano. Para isso, os dados da Munic/IBGE mostraram-se como uma ferramenta de alto potencial, por consistir em um questionário abrangente voltado aos gestores municipais.”, afirma o pesquisador Rossatto. O pesquisador enfatizou que em uma análise prévia, percebeu-se que não existia uma metodologia sistematizada para o uso dos dados da Munic, mas apenas trabalhos feitos com dados pontuais do levantamento, ressaltando a importância dos resultados obtidos.
“A metodologia desenvolvida é inovadora e tem potencial de implementação para subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas no tema, uma vez que analisa a capacidade institucional, dimensão geralmente invisibilizada nos estudos sobre desastres”, explica Marchezini.
Munic – base de dados e a metodologia dos estudos
A Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Munic, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 1999, em todas as municipalidades do País, efetua um levantamento pormenorizado de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, em especial a prefeitura, compreendendo também diferentes políticas e setores que envolvem essa esfera da administração.
O artigo científico destaca que a pesquisa do IBGE reflete a consolidação de políticas internacionais relativas ao tema das mudanças climáticas após o Acordo de Paris, a oficialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e do Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres, todos assinados em 2015.
Os pesquisadores elaboraram uma metodologia para analisar dezessete dimensões da capacidade institucional de enfrentamento às mudanças climáticas, distribuídas em quatro funções específicas: administrativas e de apoio; técnicas e de programas; estrutura e cultura; recursos.
O estudo piloto foi realizado para os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), utilizando como material os levantamentos da Munic feitos pelo IBGE nos anos de 2013, 2017 e 2020.
“Ao agregarmos os dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic/IBGE) e montarmos os índices, constatou-se uma deterioração das estruturas institucionais de enfrentamento às mudanças climáticas entre 2013 e 2020”, afirmou Rossatto. “No entanto, essa deterioração não se deu de maneira uniforme: enquanto os índices relacionados à gestão de riscos tiveram deterioração contínua entre os levantamentos de 2013 e 2020, os índices relacionados ao meio ambiente tiveram uma queda abrupta entre 2013 e 2017, para depois terem uma leve recuperação em 2020 afirma o pesquisador e complementa: “O mais preocupante é que essa deterioração atingiu todas as dimensões institucionais estudadas, o que descartou a possibilidade de ser um processo de degradação pontual”.
Os pesquisadores recomendam que a metodologia utilizada para analisar as capacidades institucionais possa ser replicada para outros municípios do Brasil, uma vez que a Munic é um levantamento que abrange todos os municípios do País. Destacam que o modelo metodológico desenvolvido tem essa capacidade. Apontam que é possível fazer novos recortes dentro do levantamento: verificar como esse processo de deterioração das capacidades institucionais se deu nas sub-regiões existentes dentro da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), bem como em alguns municípios maiores da região, como a capital de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André e Osasco. “A metodologia irá inspirar nossas futuras análises no Projeto COPE”, explica Marchezini
Discussão sobre a temática na Série de Debates Cemaden e acesso ao artigo
No dia 11 de outubro de 2023, às 14h (horário de Brasília), o Projeto COPE (Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos) - que tem o apoio da Fapesp (processo 22/02891-9) - e a Série de Debates Cemaden promovem o encontro “Capacidade Institucional da RMSP em relação às mudanças climáticas”, com transmissão ao vivo (https://www.youtube.com/live/_WQ7nCQTTPE?si=03ZN2cMsXMxEHImF).
O acesso ao artigo “Evolução da capacidade institucional da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) em relação às mudanças climáticas” (Evolution of the institutional capacity of the São Paulo Metropolitan Region in relation to climate change) está disponibilizado no endereço:
https://www.scielo.br/j/cm/a/xbkdrG3nXrkP4G8dscnFKmL/?format=pdf&lang=pt
Fonte: Ascom/Cemaden
Prorrogada as inscrições para a chamada de publicações “Dossiê de Desastres” até dia 30 de setembro
A Revista ClimaCom recebe artigos, ensaios e resenhas originais para publicação nos Dossiês para os quais faz chamadas temáticas, e também recebe artigos, ensaios e resenhas originais em fluxo contínuo. Os autores deverão observar o tempo de dois anos para nova publicação na ClimaCom.
As contribuições são avaliadas pela Comissão Editorial e por pareceristas ad hoc, por meio de revisão às cegas, reservando-se o direito da Revista de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais.
Os originais submetidos à Revista não podem estar em processo de avaliação simultânea em outra publicação e devem ser inéditos no Brasil, cabendo ao Conselho Editorial avaliar a conveniência de publicar ou não trabalhos já divulgados em outros idiomas por revistas e órgãos editoriais de outros países.
Os artigos, ensaios, resenhas e produções artísticas e culturais devem ser adequados às normas para publicação e enviados à Comissão Editorial até o dia 30 de setembro de 2023, por meio eletrônico para climacom@unicamp.br. O dossiê será publicado a partir de novembro de 2023.
Para o encaminhamento das propostas conheça as normas de publicação da ClimaCom, acessando o link:
http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/pagina-principal/dossie-desastres/
Os editores(as) da Clima.Com: Gabriel Cid de Garcia (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Jose Antonio Marengo Orsini (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden), Eduardo Mario Mendiondo (Universidade de São Paulo – USP), Viviana Aguilar-Muñoz (Cemaden e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe) e Susana Oliveira Dias (Universidade Estadual de Campinas -Unicamp).
Fonte: Ascom/Cemaden
Nota Técnica - Desastre ocorrido no RS
Encontra-se em anexo Nota Técnica emitida pelo Cemaden/MCTI referente ao desastre ocorrido no Estado do Rio Grande do Sul entre os dias 01 e 05 de setembro de 2023.
Inteligência Artificial no monitoramento de secas e inundações é discutida em workshop no Cemaden
Estimular parcerias e colaborações entre os diferentes grupos que atuam com Inteligência Artificial (I.A.) no Brasil - utilizando tecnologias avançadas para o monitoramento e previsão ambiental - além de focar a diminuição dos impactos socioambientais, foram os objetivos principais do Workshop IASI -Inteligência Artificial em Secas e Inundações, promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto de Ciência e Tecnologia, da Universidade Estadual de São Paulo (ICT-Unesp).
O evento ocorreu nos dias 04 e 05 de setembro, no Auditório do Cemaden, com sede localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Reuniu pesquisadores, profissionais da tecnologia, professores e estudantes, que traçaram um panorama das iniciativas nacionais na área, bem como compartilharam dados, métodos e experiências. Além de palestras envolvendo tecnologistas e pesquisadores do Cemaden e da Unesp, instituições públicas e privadas também fizeram o intercâmbio de conhecimentos científicos e aplicação prática da Inteligência Artificial no monitoramento ambiental.
A abertura do Workshop IASI foi feita pela diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá, que destacou a importância das parcerias voltadas aos desenvolvimentos tecnológicos e trabalhos científicos para o aprimorar o monitoramento. Destacou a demanda emergencial desses esforços, principalmente pelo período de anomalias da temperatura, chuvas, secas e extremos climáticos, além dos impactos do El Niño.
Também participaram da mesa de abertura do workshop: Hilcéia Ferreira, diretora da Associação de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper-Brasil); Cesar Rogério Pucci, diretor da Unesp de São José dos Campos e o coordenador de Projetos do Pq.Tec. Luiz Fernando Carvalho, representando o diretor-geral do Parque Tecnológico SJC, Jeferson Cheriegate.
Além de palestras e oficinas, o workshop incentivou a inscrição de artigos e pesquisas na temática de aplicação de tecnologias no monitoramento e previsão e avaliação de impactos de desastres naturais. Na Sessão de Pôsteres, foram expostos os painéis com a súmula das pesquisas aos participantes do worshop e à comissão de seleção de trabalhos. No encerramento do evento, houve a premiação dos melhores trabalhos científicos.
Palestras: avanços das tecnologias e desafios no monitoramento e previsão ambiental
Na programação, realizada nos dois dias as 9 às 17 horas, o Workshop IASI contou com a presença de palestrantes vinculados a universidades, institutos de pesquisas e empresas privadas. A iniciativa do evento também visou promover networking entre pesquisadores e empresas.
“Combinando a Internet das Coisas e Inteligência Artificial para o Monitoramento dos Rio Urbanos”, foi apresentado pelo professor Jo Ueyama, da Universidade de São Paulo (USP), que apresentou as experiências sobre os sensores de monitoramento instalado no rio urbano, na cidade de São Carlos (SP), que sofre com enchentes e poluição. Abordou as questões de transferência de dados entre os sensores, destacando a contribuição de sincronizar os algorítimos entre os equipamentos, bem como os desafios de instalação e manutenção.
“A experiência da operação do Setor Elétrico Brasileiro na gestão de crises hídricas (secas e cheias)” foi o tema abordado por Paulo Diniz, especialista em gestão de recursos hídricos, hidrologia, planejamento e programação eletroenergética da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Em sua palestra abordou como conciliar reservatórios de energia elétrica para controlar a seca e a cheia, destacando o papel dos grandes reservatórios para amenizar os impactos das cheias. Também falou sobre os impactos da crise hídrica, como o encarecimento da energia e na economia nacional, além das novas alternativas energéticas.
“Inteligência artificial ampla: aprendendo de múltiplas fontes sobre clima, alimento, aspectos sociais e políticos” foi a temática discutida pelo professor Alexandre Delbem, da USP. Explicou os desafios da aplicação da I.A. restrita (exemplo, agricultura digital e robótica, drones) e a I.A. ampla (integração dos sistemas de forma inteligente, sobre agricultura, nutrição, saúde entre outros). Falou sobre a precisão de avaliação estatística e a necessidade de implementação de modelos adequados.
“Emissão de alerta hidrológico e demandas por ferramentas de I.A.” foram apresentadas pela hidróloga Graziela Scofield, especialista em extremos hidrológicos da Sala de Situação do Cemaden e pelo pesquisador Glauston Lima, da área de Modelagem Integrada de Desastres Naturais.
“Previsão de curto e longo prazo, utilizando modelos probabilísticos de inteligência artificial” foi o tema discutido por Angelica Caseri da BASF, empresa química internacional, que trabalha em pesquisas junto à USP na área de impactos de inundações. Considera a temática importante para o setor de Energia e Agronegócio. Tem focado a Bacia do São Francisco, com previsões para o setor energético.
“Definição Quantitativa e Previsão de Secas Hidrológicas em um contexto não estacionário, usando modelos e métodos baseados em dados” apresentado por Marcus Suassuna do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) discute as secas no Pantanal, os estudos sobre séries históricas de até 120 anos de chuvas na região, lagoas, fluxos e evaporação. Mostrou a relação de precipitação e escoamento durante as chuvas e as respostas mais bruscas nas vazões.
“Google: respondendo às crises ambientais com tecnologia e inteligência” – foi apresentada por Bia Mori, gerente de Parcerias na área de Impacto Social do Google, mostrando todas as informações disponibilizadas pela plataforma de Busca Google, Mapas, Flood Hub. Informou as parcerias de Impacto Social para ajudar os usuários com informações precisas, de qualidade, no momento certo e proveniente de fontes confiáveis. Entre as informações disponibilizadas sobre desastres, previsão e impactos estão: SOS Alertas (parceria com Cruz Vermelha); o Alertas públicas ( parceria com Cenad e INMET).A E.A.I. que gerencia grande volume de dados para ajudar a população na área de desastres e saúde; Previsão de enchentes ribeirinhas, com notificações em celulares androides e no Iphone tem que baixar aplicativo (parceria com CPRM, ANA e Cenad); Alertas do Google nas variáveis: modelo hidrológico, mapas de inundação e distribuição de informação para a população. Estão com projeto piloto em parceria com o INPE para informações sobre incêndios florestais.
No painel sobre parcerias empresas-academia, foram discutidos os seguintes temas:
“Apresentação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Cemaden – foi apresentado por Eduardo Fávaro Luz, chefe da Divisão de Produtos Integrados do Cemaden.
“Projeto Cigarra” foi apresentado por André Ivo, da área de T.I. do Cemaden.
“Projeto Sensores Hidrológicos de Baixo Custo” foi o tema apresentado por Felipe Simoyama, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
“Como pensar um projeto de colaboração empresa-academia” foi a abordagem dos professores Luiz Leduíno da Unifesp e do pesquisador do Cemaden, Christopher Castro (Unifesp-Cemaden).
Premiação dos Pôsteres
Estudantes de graduação, mestrado e doutorado de diversas instituições do país apresentaram pôsteres, totalizando 32 trabalhos, que foram selecionados pelo Comitê Científico do evento.
Fernando Saraiva, aluno de Mestrado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi o premiado na seleção de trabalhos científicos. Ele apresentou o painel do trabalho “ Modelo Árvore de Decisão para previsão hidrológica na cidade de SP”.
Para o doutorando Johan Duque, da Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) o IASI foi interessante: “O evento deu a oportunidade de apresentar aplicações reais da I.A. para as problemáticas enfrentadas no Uruguai, em relação às crises hídricas. Além disso, pudemos fazer parcerias com trabalhos brasileiros complementares ao nosso e também realizar a transferência de conhecimentos”, reforça o estudante.
Interesse na Inteligência Artificial em outras áreas
Além das apresentações de trabalhos, o workshop atraiu servidores públicos interessados em agregar conhecimentos e buscar novas formas de otimização da Inteligência Artificial no trabalho. Foi o caso de Ramón Martins Alves, da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Recursos Hídricos (Fenarh): “Encontramos o evento no site do Cemaden, pois sempre buscamos informações através desta plataforma”, afirma Alves. “O conhecimento adquirido vai ser muito útil para nosso trabalho, pois em nosso estado sofremos tanto com a seca como com inundações e ainda não usamos Inteligência Artificial”, comenta Ramón, que busca abrir novas parcerias. O Cemaden possui 5 estações de monitoramento no estado de Roraima que servem de apoio para sua atividade no Fenarh para emitir boletins semanais no estado.
Organização e apoio do evento
O evento foi coordenado pelo comitê integrado pelos (a) pesquisadores(as) e físicos do Cemaden: Ana Paula Cunha (secas e extremos agrometeorológicos) também coordenadora substituta de Relações Institucionais; Leonardo Bacelar Santos (modelagem integrada de desastres naturais) e Marcelo Zeri (secas e extremos agrometeorológicos). Da Universidade Estadual Paulista (Unesp) integra o professor e pesquisador, Rogério Negri. A organização do evento teve o apoio da analista em Ciência e Tecnologia, Selma Santos Chiavelli da Coordenação de Relações Institucionais. Houve uma equipe de tecnologistas e pesquisadores do Cemaden que trabalharam na programação e organização do evento.
“Foi uma ótima oportunidade de intercâmbio entre os diferentes participantes", afirma o pesquisador do Cemaden, Leonardo Bacelar Santos.
Mais informações sobre a realização do evento estão disponibilizadas no site do “Workshop IASI” pelo link: https://sites.google.com/view/iasi2023/home
Fonte: Ascom/Cemaden com apoio da Ascom do Comitê IASI.
Mais fotos do Workshop IASI pelo link : https://drive.google.com/drive/folders/1ADfORZkAhyWwTiiXmzDQ-7hiy7j7F9l0?usp=sharing
Jose Marengo, do Cemaden, é o segundo cientista mais citado no Brasil na área de Ciências Ambientais
Pelo segundo ano consecutivo, o climatologista Jose Marengo foi classificado o segundo cientista mais citado no Brasil neste ano (2023) pela Research.com, plataforma acadêmica internacional que realiza a classificação dos principais cientistas de instituições e universidades do mundo. No ranking mundial está classificado em 242º, dentre os 11.258 cientistas avaliados na área de Ciências Ambientais. Foram 34.575 citações em 257 publicações científicas.
A informação foi divulgada pela Research.com, que acompanha os trabalhos publicados e citações científicas, em 26 áreas de conhecimento científico, baseado em um estudo completo de 166.880 pesquisadores, determinados a partir de uma variedade de dados bibliométricos
Marengo é coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A 2ª edição do ranking Research.com, para a classificação dos melhores cientistas na área de Ciências Ambientais usou-se dados consolidados de uma ampla gama de fontes de dados, incluindo OpenAlex e CrossRef. Os dados bibliométricos para avaliação das métricas baseadas foram pelas citações até o dia 21 de dezembro de 2022. A posição no ranking é baseada no índice D de um cientista (índice H da disciplina), que leva em consideração apenas artigos e dados de citações de uma disciplina examinada.
No Brasil, também na área de Ciências Ambientais foi classificado em primeiro lugar o cientista Paulo Artaxo, e, em segundo, Carlos Nobre, ambos da Universidade de São Paulo (USP). Mais informações: https://research.com/scientists-rankings/environmental-sciences/br
Jose A. Marengo possui graduação em Fisica y Meteorologia - Universidad Nacional Agraria (1981), mestrado em Ingenieria de Recursos de Agua y Tierra - Universidad Nacional Agraria (1987) em Lima, Peru e doutorado em Meteorologia - University of Wisconsin - Madison (1991) em EUA. Fez pós- doutorado na NASA-GISS e Columbia University em Nova York e na State University na Flórida (EUA), em modelagem climática. Foi coordenador científico da previsão climática do CPTEC INPE. É membro de vários painéis internacionais das Nações Unidas (IPCC, WMO) e membro de grupos de trabalho no Brasil e no exterior sobre mudanças de clima e mudanças globais. Consultor na área de estudos ambientais de mudanças globais, impactos, vulnerabilidade e adaptação as mudanças climáticas e parecerista de diversas revistas científicas e de agências financiadoras nacionais e internacionais. É autor de mais de 250 artigos, capítulos de livros, livros, relatórios técnicos e trabalhos de congressos. Atua como coordenador de projetos de pesquisa nacionais e internacionais, e já ocupou cargos administrativos no INPE onde foi Coordenador Geral do Centro de Ciência do Sistema Terrestre CCST de 2011-2014. Atualmente é membro do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, CLA y RE dos Relatórios do IPCC AR5 GT1 e 2. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, e da The World Academy of Sciences (TWAS). Também foi membro do Comitê Assessor de Ciências Ambientais do CNPq, e, atualmente, é editor associado do International Journal of Climatology e da Anis da Academia Brasileira de Ciências.
Fonte: Ascom/Cemaden
Abertas as inscrições para o processo seletivo no Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais
O Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais - uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de São José dos Campos, e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação- está com as inscrições abertas para processo seletivo do programa, nos cursos presenciais de Mestrado e Doutorado Acadêmicos.
As inscrições estão abertas até o dia 02 de outubro de 2023.
As inscrições e o edital estão disponibilizados no site da Unesp, acesso pelo link:
https://www.ict.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/processo-seletivo/aluno-regular/
Fonte: Ascom/Cemaden
Cemaden Educação abre inscrições para propostas de prestação de serviços na modalidade Ensino à Distância (EaD)
O Cemaden Educação – Programa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - está recebendo propostas de prestação de serviços para desenvolvimento de cursos de atualização em Redução de Riscos e Desastres (RRD), na modalidade a distância (EaD), com prazo de inscrição até o dia 18 de setembro de 2023.
O curso em RRD pela modalidade Ensino à Distância será realizado por meio do Projeto “Com-ciência participativa para a redução das vulnerabilidades, proteção e prevenção de riscos e desastres no Brasil: ampliação do Programa Cemaden/ MCTI Educação”, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
As propostas de preço e documentação deverão ser encaminhadas para o e-mail: educacao@cemaden.gov.br .
Os detalhes da contratação de serviço também estão disponibilizados no site do Cemaden Educação, com o termo de referência disponibilizado no link::
Também, segue anexo, abaixo da notícia, o link de acesso ao termo de referência.
Ascom/Cemaden
Estudantes de pós-graduação em riscos de desastres participam de atividades científicas no Cemaden
A 4ª edição do Curso de Pesquisa Integrada em Risco de Desastres (PIRD), organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – foi realizada durante a última semana, no período de 28 de agosto a 1º de setembro, direcionado aos pós-graduandos dos Programas de Pós-Graduação em Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (EFSC), em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais, da Universidade Estadual Paulista (UNESP-ICT/ Cemaden-MCTI).
A abertura do evento foi feito pela diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá e a Aula Magna foi realizada pelo climatologista José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden.
Cerca de 40 alunos, graduados em diversas áreas de conhecimento, participaram de atividades teóricas e práticas, com palestras de pesquisadores e tecnologistas do Cemaden sobre pesquisas e monitoramento de riscos de desastres. Também foram realizados debates e mesa-redonda com docentes de universidades, além de oficinas práticas sobre metodologias participativas para prevenção do risco de desastres.
Curso de Pesquisa Integrada em Risco de Desastres do Cemaden
O Cemaden tem como missão desenvolver e disseminar conhecimentos científico-tecnológicos e realizar o monitoramento e a emissão de alertas para subsidiar a gestão de riscos e impactos de desastres naturais. Dentre suas competências regimentais, destaca-se a realização de capacitação, treinamento e apoio às atividades de formação de recursos humanos, com ênfase no nível de pós-graduação.
“O objetivo do PIRD é o de contribuir para a formação multidisciplinar dos pós-graduandos participantes, a partir da apresentação de conteúdos teóricos e de atividades práticas voltadas a sistemas de alertas de risco de desastres.”, afirma a organizadora do evento, pesquisadora Silvia Saito, explicando que o Curso de Pesquisa Integrada em Risco de Desastres vem sendo realizado desde 2017, destinado aos alunos de pós-graduação em riscos e desastres no país.
Professores e estudantes destacam a importância do curso
A professora Janete Abreu, da pós-graduação da UFSC considera importante o curso no Cemaden para estudar e entender a multidisciplinaridade do trabalho do sistema de monitoramento e das pesquisas para a melhoria dos alertas. “Anualmente, esse contato dos discentes no Cemaden possibilita uma imersão no dia a dia no monitoramento e na compreensão dos riscos, das áreas vulneráveis, bem como a comunicação para a mitigação e prevenção do risco.”, afirma a docente, explicando que as atividades desenvolvidas no Cemaden motivam os estudantes para atuarem em sua área profissional na temática gestão de desastres.
Para Bruno Golin Sprovieri, coordenador Regional da Defesa Civil do Estado de SC, pós-graduando pela UFSC, enfatiza dois aspectos da participação no curso do Cemaden: primeiro, a importância do compartilhamento conceitual e teórico das novas tecnologias no sistema de alerta, nos índices de deslizamentos, entre outros. “Esse intercâmbio nos possibilita obter uma visão mais ampla da inovação e tecnologias aplicadas.”, afirma o estudante e destaca: “Outro aspecto é a oportunidade de troca de experiências com os cientistas do Cemaden e, também, com os profissionais de outras áreas, participantes da pós-graduação vindos de outras regiões do Brasil.”
“O monitoramento é a base da prevenção e a vinda ao Cemaden permite que os estudantes tenham a oportunidade de aprimorar o aprendizado e de realizar o networking.” , destaca o professor João Athaydes Silva Júnior, da UFPA. “Essa rede de contatos para compartilhamento de conhecimento e de informações possibilita tornar dinâmico o trabalho científico, incentivando os profissionais a criar parcerias.”, afirma o docente.
O pós-graduando da UFPA, Jondson Hora, trabalha na área de software de aplicação e análise de redes. Graduado em Biologia, também atua como professor no ensino médio e afirma que o curso no Cemaden trouxe uma grande contribuição para a compreensão das tecnologias inovadoras no processo de monitoramento e gestão de risco de desastres. “Foi muito rico os conteúdos e aprendizados no processo de monitoramento e como é gerado o alerta de risco de desastres”, afirma o estudante, opinando que no Brasil ainda falta mais investimentos na captação e troca de dados entre instituições. Também ficou interessado nas atividades educativas do Programa Cemaden Educação; “ Como professor, vou participar da campanha do Cemaden Educação, deste ano, encaminhando projeto de ações educativas na escola para prevenção de desastres."
Oficina sobre Educação para Redução do Risco de Desastres e palestra do IPT sobre Mapeamento de risco
A equipe do Programa Cemaden Educação ofereceu uma oficina sobre as metodologias participativas e de Ciência Cidadã (história oral, cartografia social, pluviômetros de material de garrafa Pet) utilizadas nas Jornadas Pedagógicas. As atividades proporcionaram aos participantes um amplo diálogo e troca de experiências e saberes, inclusive regionais. Os estudantes puderam elaborar uma interrelação e uso dessas metodologias nas dissertações e teses, que estão sendo desenvolvidas nos programas de pós-graduação do Pará, Santa Catarina e em São José dos Campos (SP).
A palestra de encerramento foi realizada pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo (IPT), Eduardo Soares de Macedo, que fez apresentação intitulada “Gestão de riscos: do mapeamento de risco à regularização fundiária dos municípios”.
Fonte: Ascom/Cemaden
O panorama e desafios das mulheres na Ciência é a temática a ser discutida na próxima quarta-feira (6) no Cemaden
No próximo dia 6 de setembro, às 14 horas, ocorrem debates do Painel “Mulheres na Ciência: panorama, desafios e inspirações”, no Auditório do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)- localizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).
O painel é preparatório para outros eventos e está inserido na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a ser realizada em outubro próximo, principalmente focando a área de STEAM, relacionadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
A abertura do evento será realizada pela diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá. O painel de debates contará com as presenças de Márcia Barbosa, secretária de Políticas e Programas Estratégicos (SEPPE/MCTI); de Débora Menezes, da Diretoria de Análise e Soluções Digitais (DASD/CNPq); de Sônia Guimarães, presidenta do GT-JEDI da Sociedade Brasileira de Física e de Giovanna Machado, diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE).
O evento é gratuito e os inscritos receberão certificação. As inscrições são limitadas para 90 vagas e podem ser realizadas acessando o QR Code no banner do evento e preenchendo o formulário. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: smdamin@gmail.com.
Abaixo, o link do banner do evento:
Fonte: Ascom/Cemaden
Cemaden reúne pesquisadores para discutir Inteligência Artificial (I.A.) aplicada ao monitoramento de secas e inundações
Monitoramento de rios urbanos, gestão de crises hídricas (secas e cheias) do setor elétrico, enfrentamento das crises ambientais com utilização de tecnologias - entre outras temáticas relacionadas à previsão e monitoramento de secas hidrológicas e de inundações - são assuntos que serão abordados, na próxima semana, no Workshop IASI – Inteligência Artificial em Secas e Inundações.
O evento ocorrerá nos dias 04 e 05 de setembro, no Auditório do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) - unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - no Parque Tecnológico de São José dos Campos, reunindo pesquisadores, professores de universidades, profissionais de empresas privadas e estudantes, participantes que já efetuaram as inscrições com vagas limitadas.
O principal objetivo é estimular parcerias e colaborações entre os diferentes grupos que atuam na temática no Brasil, utilizando tecnologias avançadas para o monitoramento e previsão ambiental e diminuir os impactos socioambientais.
Abertura do evento
A abertura do Workshop IASI – Inteligência Artificial em Secas e Inundações será às 9 horas desta segunda-feira (dia 4), pela diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá e representantes da Unesp e do Parque Tecnológico de São José dos Campos.
O evento é coordenado pelo comitê integrado pelos (a) pesquisadores(as) e físicos do Cemaden: Ana Paula Cunha (secas e extremos agrometeorológicos) também coordenadora substituta de Relações Institucionais; Leonardo Bacelar Santos (modelagem integrada de desastres naturais) e Marcelo Zeri (secas e extremos agrometeorológicos). Da Universidade Estadual Paulista (Unesp) integra o professor e pesquisador, Rogério Negri.
Na programação, além de palestras, serão apresentados diversos painéis de trabalhos científicos relacionados com a temática do evento. Haverá premiação para os melhores trabalhos.
Informações e Programação
Toda a programação e informações estão disponibilizados no site do evento: https://sites.google.com/view/iasi2023/home
Fonte : Ascom/Cemaden
Estudantes e professores da Fatec de Jacareí realizam visita técnica no Cemaden
Para conhecer o monitoramento geo-hidrometeorológico e obter informações relacionadas à gestão ambiental, uma comitiva integrada por cerca de 25 estudantes e quatro docentes do Curso Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec-Jacareí/SP), visitou o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) - unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI - no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), no último dia 24 de agosto.
A comitiva participou de palestras e interagiu com os pesquisadores e tecnologistas do Cemaden. O perfil profissional do curso é o de planejar e gerenciar os aspectos ambientais de organizações. Também tem a formação voltada a identificar, caracterizar e solucionar problemas ambientais, entre outras, na área de gestão de recursos hídricos.
Foi elaborada uma programação de palestras pela analista em C&T, Selma Santos Chiavelli, da Coordenação de Relações Institucionais do Cemaden, que fez a recepção da comitiva e abertura dos trabalhos.
O pesquisador da área de Agrometeorologia do Cemaden, Marcelo Zeri, discorreu sobre o “Monitoramento da progressão de secas no Brasil, usando dados observacionais e de sensoriamento remoto”.
O “Campo Experimental das Plataformas de Coleta de Dados do Cemaden” foi apresentado por Rogério Ishibashi, chefe substituto da Divisão de Produtos Integrados do Cemaden, que também explicou as inovações tecnológicas no sistema de monitoramento do Cemaden.
Na visita à Sala de Situação do Cemaden, foi apresentada a "Dinâmica do Monitoramento", por Harideva Marturano Egas, tecnologista em Geodinâmica, que entre vários assuntos técnicos do monitoramento, abordou também sobre o evento ocorrido no Litoral Norte. Participaram também na apresentação da Sala de Situação dentro de sua área: a hidróloga Claudia Linhares, da área de extremos hidrológicos; Maria das Dores Medeiros, especialista em Desastres Naturais e a meteorologista Mariana Pallotta, da área de extremos meteorológicos,
Os estudantes da Fatec de Jacareí foram acompanhados pelos docentes: Rita de Cássia Von Randow, Luiz Gustavo Mendes (coordenador do curso), Luiz Sérgio Aguiar e Renato Montini.
Fonte: Ascom/Cemaden
Delegação de Moçambique e Cemaden conversam sobre possível cooperação na área educacional
Os desafios relacionados ao reflorestamento de manguezais, ao enfrentamento das mudanças climáticas e à redução de riscos de desastres, visando à proteção da biodiversidade costeira em Moçambique, foram tema da visita de especialistas da Associação de Educação de Jovens e Adultos de Nampula (ASEJANA) ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) - unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A delegação africana, integrada ao Projecto de Proteção da Biodiversidade Costeira (PROBICO) de Moçambique, foi recebida dia 18 de agosto pela diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá, e pela coordenadora do programa Cemaden Educação , Rachel Trajber.
O presidente da ASEJANA, Carlos Ramos, chamou a atenção para a importância de se promover um intercâmbio de saberes e experiências, com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de ações conjuntas de percepção e construção de soluções em escolas das regiões degradadas. “Nossa meta é conseguir reflorestar os 5 mil hectares de manguezais de Moçambique até 2024, mas até o momento não passamos de 50%”, afirmou. “Alguns manguezais correm risco de extinção, pelo uso indiscriminado da madeira, principalmente para construção civil e para cozinhar alimentos.”
Para Rachel Trajber, uma cooperação entre o Cemaden Educação e escolas de Moçambique possibilitaria o compartilhamento das metodologias desenvolvidas e do conhecimento adquirido pelo programa. “Outra possibilidade, que não exclui a primeira, seria propor à Direção do Cemaden uma cooperação entre países lusófonos, para buscarmos avanços em áreas onde há afinidade cultural com o Brasil.” Nesse contexto, foram sugeridas ainda cooperações na área de pesquisa, por exemplo, sobre o armazenamento de carbono pelos manguezais de Moçambique, e na área de monitoramento e prevenção de riscos desastres.
Também fizeram parte da delegação moçambicana Eliseu Luís Chiandela, técnico do Ministério da Terra e Ambiente de Moçambique e Ponto Focal de REDELUSO de Educação Ambiental; Gessy José Carangueza, directora provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente de Nampula; e Daniel Justino, director do Serviço Distrital de Actividades Econômicas do Distrito de Mogincual.
Além de conhecer o programa Cemaden Educação, eles visitaram a Sala de Situação e assistiram a apresentações sobre Conhecimentos Tradicionais – modo de vida tradicional e meio ambiente, com foco no litoral norte paulista (Ana Gabriela Araújo/INPE), Observações de mudanças climáticas em territórios tradicionais costeiros no sudeste do Brasil (Rafael Damasceno/Cemaden), uso das PCDs no monitoramento de riscos de desastres (Demerval Gonçalves/Cemaden) e Projeto É Fogo (Liana Anderson/Cemaden).
Fonte: Ascom/Cemaden
Cemaden abre inscrições para cinco Bolsas de PCI para pesquisas em Desastres Naturais
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou, hoje (24), no Diário Oficial da União, os Avisos de Chamadas Públicas destinados a cinco vagas para Bolsas do CNPq/MCTI nas áreas de conhecimento de Ciências Exatas e da Terra, Geociências, Ciências da Computação ou Engenharia Aeroespacial ou áreas correlatas, de Engenharias, Física e Matemática . As inscrições estão abertas com prazo de encerramento no dia 04 de setembro de 2023.
As Bolsas CNPq/MCTI são do Programa de Capacitação Institucional (PCI), destinadas ao Projeto “Pesquisas e Desenvolvimentos Tecnológicos em Desastres Naturais”, do Cemaden. A Bolsa será operacionalizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, financiada com recursos oriundos do orçamento do Ministério da
Ciência Tecnologia, Inovações (MCTI).
Chamada 01/2023–
Título do projeto: Desenvolvimento e implementação de sistemas de Inteligência Artificial para apoio aos operadores da Sala de Situação do Cemaden no envio dos alertas
Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Área de atuação: Computação.
Chamada 02/2023
Título do projeto: Monitoramento do risco de desastre associados a eventos compostos de seca e calor no Brasil
Área de conhecimento: Geociências.
Área de atuação: Secas.
Chamada 03/2023
Título do projeto: Operacionalização e avaliação da previsão de vazão por conjunto para diversas bacias hidrográficas brasileira
Área de conhecimento: Geociências
Área de atuação: Meteorologia/Hidrologia
Chamada 04/2023
Título do projeto: Análise e qualificação de dados de monitoramento da Rede Observacional do Cemaden
Área de conhecimento: Ciência da Computação ou Engenharia ou Engenharia Aeroespacial ou áreas correlatas
Área de atuação: Sistemas de Computação ou Engenharia Elétrica, Mecatrônica ou Sistemas Aeroespaciais/Aeronáutica ou áreas correlatas
Chamada 05/2023
Título do Projeto: Determinação de limiares críticos para enxurradas e movimentos de massa com base em umidade do solo e pluviômetros
Área de conhecimento: Engenharias, Geociências, Física, Matemática, Computação
Área de atuação: Geodinâmica
Mais informações
A data limite para submissão de inscrições é dia 04 de setembro de 2023. O cronograma e os critérios de seleção podem ser obtidos nos anexos das Chamadas (abaixo) e estarão disponibilizadas no site do Cemaden, no Acesso à Informação - Editais de Bolsas e Capacitações (PCI) pelo link : https://www.gov.br/cemaden/pt-br/acesso-a-informacao/licitacoes-e-contratos-1/editais-de-bolsas/bolsas/pci , ou pelo telefone (12) 3205-0200/0201.
Fonte:Ascom/Cemaden
Anexos:
Abertas inscrições para Bolsas de Doutorado e Mestrado em projeto do Cemaden
Estão abertas as inscrições para uma Bolsa de Doutorado e uma Bolsa de Mestrado da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), destinadas a desenvolverem atividades de pesquisa pelo Projeto “Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE), conduzido no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. As inscrições devem ser feitas até dia 30 de setembro de 2023.
O(a) doutorando(a) participará de pesquisa que busca analisar as percepções e estratégias de comunicação de riscos de gestores públicos e comunidades sobre eventos extremos de tempo e clima, considerando dimensões etárias, de gênero e pessoas com deficiência (PcD).
O(a) bolsista de mestrado desenvolverá a análise das capacidades e necessidades municipais de preparação para eventos extremos de tempo e clima.
Os (as) candidatos (as) devem ter formação em áreas relacionadas a Ciências Sociais, Políticas Públicas, Administração Pública, Relações Públicas, Geografia, Serviço Social, Jornalismo, Comunicação Social, Pedagogia, Psicologia, Gestão Ambiental, Estatística, entre outras.
Inscrições e informações
Para se candidatar, os interessados devem enviar - até o dia 30 de setembro de 2023 - o currículo para o e-mail do coordenador do Projeto COPE, pesquisador Victor Marchezini (victor.marchezini@cemaden.gov.br) e preencher o formulário do Projeto COPE,.
Os (as) candidatos (as) selecionados para a Bolsa de Mestrado deverão ser aprovados (as) na prova do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais (ICT/Unesp-Cemaden) , que será realizada entre outubro e novembro de 2023.
Os (as) candidatos (as) selecionados para a Bolsa de Doutorado deverão ser aprovados (as) na prova do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre (PGCST/INPE), que será realizada entre outubro e novembro de 2023.
Mais informações sobre as vagas estão disponibilizadas pelo link: https://fapesp.br/oportunidades/6320/ e https://fapesp.br/oportunidades/6319/.
Duração da Bolsa e requisitos
A Bolsa de Doutorado fornecida pela FAPESP tem duração de até 48 meses e valor mensal de R$ 3.694,80 no primeiro ano e R$ 4.572,90 no segundo. Um auxílio financeiro equivalente a 30% do valor anual da bolsa será concedido para despesas diretamente relacionadas às atividades de pesquisa. Os requisitos e benefícios estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/dr.
Os requisitos e benefícios da Bolsa de Mestrado da FAPESP estão disponíveis no site www.fapesp.br/bolsas/ms.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
Fonte: Ascom/Cemaden
Série de Debates apresenta conceitos ligados a eventos extremos de tempo e clima
Alunos de Doutorado e Mestrado da Pós-Graduação em Desastres Naturais do Cemaden/Unesp participaram, dia 16/8, do primeiro encontro do Projeto COPE e a Série de Debates do Cemaden , com o tema “Eventos Extremos de Tempo e Clima”.
A atividade teve como palestrantes os meteorologistas Christopher Cunnigham e Giovanni Dolif, pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Abrindo a programação, Cunnigham apresentou aos estudantes conceitos ligados a tempo e clima, modelagem e incerteza. Na sequência, Dolif falou sobre fenômenos extremos x desastres, detalhando o conceito de risco e mencionando a importância do trabalho de atribuição de causas para a construção de pontes com os tomadores de decisão.
Esta Série de Debates teve como objetivo gerar subsídios para o Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE), que visa à integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão para a implementação de políticas públicas de preparação para eventos extremos de tempo e clima. O projeto é coordenado pelo pesquisador e sociólogo Victor Marchezini, Cemaden.
“A ideia do projeto é conectar gestores (as) públicos e comunidades expostas a riscos de desastres, considerando as dimensões etárias, de gênero e pessoas com deficiência”, afirma Marchezini, que também é professor do Programa de Pós-Graduação ICT-Unesp/Cemaden, na disciplina Sociologia dos Desastres. “O foco é desenvolver metodologias para implementar a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), com referência à criação de sistemas de alertas centrados nas pessoas.”
Na primeira fase do projeto, serão desenvolvidos métodos e abordagens transdisciplinares para analisar as capacidades organizacionais de preparação de governos locais e comunidades, frente aos eventos extremos e clima. Posteriormente, serão elaborados e apresentados os subsídios para implementar as políticas públicas de preparação aos eventos extremos e clima.
Após as apresentações da Série de Debates, os estudantes conheceram a Sala de Situação do Cemaden.
Acesse aqui a transmissão da Série de Debates sobre Eventos Extremos de Tempo e Clima.
Projeto COPE
Com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), o Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE) terá a duração de cinco anos, com vigência no período de 01 de setembro de 2023 - 31 de agosto de 2028.
Do Cemaden, além do coordenador Victor Marchezini, participam do projeto os pesquisadores Giovanni Dolif, José Marengo, Luciana Londe e Silvia Saito, e os tecnologistas Caroline Mourão e Tulius Dias Nery, especialistas da Sala de Situação do Cemaden. O projeto conta ainda com a participação dos professores Tatiana Sussel Mendes (ICT/UNESP), Giselly Rodrigues Gomes (Instituto dos Cegos do Estado do Mato Grosso) e João Porto de Albuquerque (Universidade de Glasgow), de Reinaldo Soares Estelles(Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), além de doutorandos e mestrados do PGDN-ICT/Unesp-Cemaden e PGCST/INPE. Ao longo do projeto são previstas atividades voltadas a organizações públicas, ONGs e outras instituições interessadas.
Série de Debates
Criada em 2016, a Série de Debates do Cemaden tem como objetivo promover a interação entre cientistas, agentes de defesa civil, profissionais e interessados no tema, assim como compartilhar os resultados de pesquisas e de boas práticas que visem a redução do risco de desastres.
Fonte: Ascom/Cemaden