Notícias
Série de Debates apresenta conceitos ligados a eventos extremos de tempo e clima
Série de Debates apresenta conceitos ligados a eventos extremos de tempo e clima.
Alunos de Doutorado e Mestrado da Pós-Graduação em Desastres Naturais do Cemaden/Unesp participaram, dia 16/8, do primeiro encontro do Projeto COPE e a Série de Debates do Cemaden , com o tema “Eventos Extremos de Tempo e Clima”.
A atividade teve como palestrantes os meteorologistas Christopher Cunnigham e Giovanni Dolif, pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Abrindo a programação, Cunnigham apresentou aos estudantes conceitos ligados a tempo e clima, modelagem e incerteza. Na sequência, Dolif falou sobre fenômenos extremos x desastres, detalhando o conceito de risco e mencionando a importância do trabalho de atribuição de causas para a construção de pontes com os tomadores de decisão.
Esta Série de Debates teve como objetivo gerar subsídios para o Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE), que visa à integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão para a implementação de políticas públicas de preparação para eventos extremos de tempo e clima. O projeto é coordenado pelo pesquisador e sociólogo Victor Marchezini, Cemaden.
“A ideia do projeto é conectar gestores (as) públicos e comunidades expostas a riscos de desastres, considerando as dimensões etárias, de gênero e pessoas com deficiência”, afirma Marchezini, que também é professor do Programa de Pós-Graduação ICT-Unesp/Cemaden, na disciplina Sociologia dos Desastres. “O foco é desenvolver metodologias para implementar a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), com referência à criação de sistemas de alertas centrados nas pessoas.”
Na primeira fase do projeto, serão desenvolvidos métodos e abordagens transdisciplinares para analisar as capacidades organizacionais de preparação de governos locais e comunidades, frente aos eventos extremos e clima. Posteriormente, serão elaborados e apresentados os subsídios para implementar as políticas públicas de preparação aos eventos extremos e clima.
Após as apresentações da Série de Debates, os estudantes conheceram a Sala de Situação do Cemaden.
Acesse aqui a transmissão da Série de Debates sobre Eventos Extremos de Tempo e Clima.
Projeto COPE
Com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), o Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE) terá a duração de cinco anos, com vigência no período de 01 de setembro de 2023 - 31 de agosto de 2028.
Do Cemaden, além do coordenador Victor Marchezini, participam do projeto os pesquisadores Giovanni Dolif, José Marengo, Luciana Londe e Silvia Saito, e os tecnologistas Caroline Mourão e Tulius Dias Nery, especialistas da Sala de Situação do Cemaden. O projeto conta ainda com a participação dos professores Tatiana Sussel Mendes (ICT/UNESP), Giselly Rodrigues Gomes (Instituto dos Cegos do Estado do Mato Grosso) e João Porto de Albuquerque (Universidade de Glasgow), de Reinaldo Soares Estelles(Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), além de doutorandos e mestrados do PGDN-ICT/Unesp-Cemaden e PGCST/INPE. Ao longo do projeto são previstas atividades voltadas a organizações públicas, ONGs e outras instituições interessadas.
Série de Debates
Criada em 2016, a Série de Debates do Cemaden tem como objetivo promover a interação entre cientistas, agentes de defesa civil, profissionais e interessados no tema, assim como compartilhar os resultados de pesquisas e de boas práticas que visem a redução do risco de desastres.
Fonte: Ascom/Cemaden