Notícias
Reunião destaca uso de IA e parcerias com empresas privadas na prevenção de desastres
Visitas técnicas entre as instituições vão fortalecer o compromisso conjunto com a inovação , a segurança e a proteção da população frente aos desastres.
No dia 7 de abril, foi realizada uma oficina (remota) com servidores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e tomadores de decisão de dois dos mais importantes grupos de concessionárias do país - CCR e Queiroz Galvão. A oficina foi parte das atividades do projeto iFAST – Ferramentas Inteligentes para Alertas de Enxurradas, que conta com financiamento direto do CNPq (projeto nº 446053/2023-6,) e está associado a um projeto financiado pela FAPESP (A conceptual prototype of an urban flood early warning system with high spatial resolution: a study case in São Paulo city - projeto nº 24/02748-7).
Leonardo Santos, pesquisador em Modelagem Computacional do Cemaden, destacou os avanços do projeto iFAST, que utiliza IA para prever enxurradas e pode ajudar a mapear pontos vulneráveis em rodovias. Também enfatizou a parceria com as concessionárias como forma de captação de recursos para acelerar o projeto.
Rodolfo Mendes, pesquisador em Geociência do Cemaden, ressaltou a importância do monitoramento da umidade do solo na prevenção de deslizamentos, mostrando resultados de suas pesquisas e possíveis aplicações no setor rodoviário.
Fernando Saraiva apresentou a plataforma Floodcasting XAI https://www.floodcastingxai.com/ que prevê alagamentos com base em dados em tempo real. Fernando é mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Paulo, é membro da equipe do iFAST, e recentemente esteve em Boston (EUA) convidado para apresentar seu trabalho na Brazil Conference 2025, sendo premiado na categoria AI4GOOD (IA para o Bem-Estar social). Vídeo da apresentação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YpaqKJVqGd8
A reunião foi encerrada com a proposta de visitas técnicas entre as instituições, fortalecendo o compromisso conjunto com a inovação, a segurança e a proteção da população frente aos desastres.
Ascom/Cemaden