Notícias
Projeto do Cemaden lança questionário em Libras sobre percepção de risco de desastres socioambientais
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) - unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)- por meio do Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE), acaba de lançar a versão em Libras do questionário on-line “Comunicação e Percepção de Riscos”. O objetivo é compreender de que forma as informações acerca de desastres socioambientais são percebidas pela população brasileira.
Para o coordenador do Projeto COPE e pesquisador do Cemaden, Victor Marchezini, o lançamento do questionário no dia 3 de dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - é uma lembrança de como precisamos aprimorar nossas práticas de inclusão de grupos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Precisamos gerar conhecimento para formular e planejar políticas públicas de preparação aos eventos extremos, considerando os diversos grupos sociais, como as pessoas com diferentes tipos de deficiência.”, explica o sociólogo.
Questionário “Comunicação e Percepção de Riscos”
Lançado em outubro de 2024, o questionário on-line já conta com mais de 5 mil participantes de todo o Brasil. Agora disponível na versão Libras será ampliada a participação pública na pesquisa. O questionário foi elaborado a partir de cinco eixos principais: características da população, modos de vida, acesso a dispositivos comunicacionais, análise de comunicação de riscos e alfabetização midiática.
“Com essa pesquisa, procuramos entender de que forma esses diferentes tipos de acesso à informação alteram a percepção da população sobre desastres socioambientais”, enfatiza a jornalista Monique Ribeiro Polera Sampaio, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (PGCST/INPE), e Bolsista de doutorado FAPESP (Processo 2024/03072-7). Uma das idealizadoras do instrumento de pesquisa do Projeto COPE, a pesquisadora destaca que o meio pelo qual as pessoas recebem informações sobre desastres pode alterar os níveis de compreensão e confiabilidade nas notícias e demais conteúdos informativos.
O projeto COPE tem o apoio da FAPESP (Processo 2022/02891-9) e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
Para responder na Versão LIBRAS- Questionário de comunicação e percepção de riscos – (Projeto COPE/Cemaden), o questionário pode ser acessado pelo link:
https://pt.surveymonkey.com/r/TY9TYZB
Para responder ao questionário (sem intérprete de libras), acesse:
https://pt.surveymonkey.com/r/projetocopecomunicacao
Fonte: Ascom/Cemaden