Notícias
Pesquisador do Cemaden assume o cargo de editor em revista internacional sobre Ciência dos Desastres
O pesquisador e físico Leonardo Santos, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – acaba de assumir como editor da publicação internacional Frontiers in Physics.
Recentemente, como editor convidado, Santos organizou a Edição Especial na Seção Social Physics, da Revista Frontiers in Physics, no trabalho intitulado "Integrating Physical and Social Sciences towards the Sustainable Development Goals” (Integrando Ciências Físicas e Sociais em Direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). (https://www.frontiersin.org/research-topics/30895/integrating-physical-and-social-sciences-towards-the-sustainable-development-goals).
Sobre esse tópico de pesquisa, foi citado que a física social nos permite descrever e compreender teoricamente fenômenos sociais coletivos que se originam de interações entre indivíduos, grupos e governos. Explica que a preservação dos recursos naturais para as próximas gerações e a pesquisa do impacto climático estão entre as questões mais críticas para diversas áreas, especialmente a Física Social.
"Social-Physics trata de interfaces entre Ciências Sociais e Física, com grande potencial para a Ciência dos Desastres, inerentemente multi e interdisciplinar, afirma o pesquisador do Cemaden e explica: “Por exemplo, na área de física de sistemas complexos há o conceito de vulnerabilidade topológica. Em um artigo, nessa mesma Edição Especial, desenvolvemos uma interpretação do índice no contexto de desastres”.
A taxa de aceite de artigos nessa Edição Especial foi de aproximadamente 55%, e o tempo entre a submissão e o aceite foi, em média, 70 dias. Foram por volta de 50 autores, incluindo autores do Cemaden.
O trabalho científico da Edição Especial da revista é o resultado da colaboração internacional e contou com coautores da Alemanha e da Índia. Teve o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)- do Ministério da Educação; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Fonte: Ascom/Cemaden