Notícias
Iniciativa da ONU organiza visita de lideranças religiosas ao Cemaden
Lideranças religiosas visitaram a Sala de Situação dia 12/12/2023
Um grupo de lideranças religiosas ligadas à CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil visitou o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no dia 12 de dezembro. O objetivo foi conhecer detalhes da missão do Cemaden, principalmente no contexto de impactos de mudanças climáticas, desastres naturais e ações de prevenção de desastres.
Os participantes, a maioria do estado do Acre, foram convidados pela Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais(IRI), criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018. A iniciativa está presente nos países que concentram 75% das florestas tropicais remanescentes, ou seja, Brasil, Colômbia, Peru, República do Congo e Indonésia. Essa foi a oitava visita organizada pela IRI ao Cemaden.
O objetivo principal da IRI é contribuir para que as lideranças e comunidades de todas as tradições religiosas possam aprofundar seus conhecimentos sobre as mudanças climáticas e a importância da preservação das florestas tropicais, com o intuito de ampliar o engajamento em iniciativas de preservação ambiental, mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Ao recepcionar a comitiva, a representante da direção do Cemaden, pesquisadora Sílvia Saito, apresentou as atividades desenvolvidas, vulnerabilidades e monitoramento geo-hidrológico, de secas, reservatórios. Ela também explicou como é feito o monitoramento dos 1.038 municípios mapeados com áreas de risco, em todo o território nacional.
O coordenador-geral de Operações e Modelagem do Cemaden, Marcelo Seluchi, deu sequência à programação, com a palestra “Desastres geo-hidrometeorológicos e Sistema de Alerta". Em seguida, o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden, José Marengo, apresentou a palestra gravada “Causas dos desastres climáticos”. A programação da manhã se encerrou com a visita à Sala de Situação, onde os visitantes receberam informações do tecnologista Leandro Casagrande.
À tarde, a coordenadora do Cemaden Educação, Rachel Trajber, apresentou a palestra “Percepção de riscos, prevenção de desastres e o Cemaden Educação”, seguida de oficina sobre prevenção e enfrentamento a desastres. “Temos essa parceria com o IRI há bastante tempo e a cada vez nos sentimos mais próximos dessa ideia de chegar até o chão das comunidades”, afirmou. “O Cemaden Educação quer estabelecer um diálogo efetivo com a sociedade. É nesse diálogo que o novo aparece – o diálogo das pessoas nas comunidades, nas escolas, nas igrejas, com a ciência, sem se elimine um ou outro. É dessa forma que surge uma nova compreensão desse enorme colapso climático que estamos vivendo e para o qual precisamos ter capacidade de nos adaptar e construir sociedades sustentáveis e resilientes.”
Para Carlos Vicente, coordenador nacional do IRI, visitar o Cemaden é uma oportunidade ímpar que as lideranças têm de conhecer a qualidade do trabalho que é realizado pela instituição. “É sempre muito enriquecedor vir ao Cemaden, aprendemos muito”, afirmou. “É impressionante como os visitantes, em tão pouco tempo, passam a compreender a importância da emergência climática e valor da ciência e dos serviços que são gerados para proteger a população. Também é muito relevante que todos vivenciem o elevado compromisso e comprometimento dos especialistas do Cemaden com o serviço público.”
Fonte: Ascom/Cemaden