Notícias
Estudantes do Instituto Federal de Avaré (SP) visitam o Cemaden
Com o objetivo de conhecer a estrutura, pesquisas e o sistema de monitoramento e alertas de riscos de desastres relacionados ao clima, uma comitiva integrada por 43 estudantes, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – acompanhados de três professores – visitou, na tarde desta quarta-feira (26), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).
Os estudantes e docentes dos Cursos de Engenharia de Biossistemas e de Ciências Biológicas do Instituto Federal de São Paulo, do Campus de Avaré (SP) foram recepcionados pela diretora-substituta e coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá, que fez a apresentação institucional, destacando a missão e atividades de pesquisas, desenvolvimentos tecnológicos e inovações desenvolvidas pelo Centro.
Na programação, o pesquisador e meteorologista do Cemaden, Christopher Castro, abordou o tema eventos climáticos extremos de ondas de calor e veranicos, destacando a qualidade das previsões meteorológicas no Brasil.
O pesquisador da área de Agrometeorologia do Cemaden, Marcelo Zeri, que acompanhou os visitantes até a área externa do Centro onde estão instalados diversos equipamentos da rede observacional, explanou sobre as relevâncias dos diferentes equipamentos para o monitoramento de variáveis ambientais no contexto de desastres deflagrados por extremos de chuvas.
A visita foi finalizada na Sala de Situação do Cemaden, com explanação do tecnologista e pesquisador da área de geodinâmica, Pedro Camarinha, que apresentou o sistema de monitoramento e como se processa a emissão de alertas de risco de desastres geo-hidrológicos, para os municípios considerados prioritários.
A comitiva de estudantes foi acompanhada pelos docentes do Curso de Biossistemas do IFSP: Edvaldo Guedes Júnior, Darlan de Souza Maquezola e Luca Paparella.
Para o professor Edvaldo Guedes Júnior “conhecer o trabalho feito pelos renomados cientistas e profissionais do Cemaden foi muito edificante para todos nós. Foi importante conhecer uma grande instituição científica que dedica seus esforços em promover o avanço das geociências e ciências climáticas”. Fez, também, consideração sobre a contribuição da visita aos estudantes: “Os estudantes de Engenharia de Biossistemas e Ciências Biológicas tiveram a ampliação dos horizontes, principalmente sobre a importância da ciência para toda a sociedade, sobretudo no atual cenário de mudanças climáticas e ambientais.”, destacou o professor Edvaldo Guedes Jr.
A organização e programação da visita no Cemaden foram realizadas pela analista em Ciência e Tecnologia (C&T), Selma Santos, com o apoio na recepção e acompanhamento dos visitantes pelo analista em C&T, Renato Lacerda.
Fonte : Ascom/Cemaden