Notícias
Equipe de TV chinesa visita o Cemaden para entrevistas sobre El Niño, mudanças climáticas e eventos extremos
Equipe da rede da CCTV (China Central Television) esteve, nesta quinta-feira (20) na sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), para gravar entrevistas a serem veiculadas em programa jornalístico chinês, com abordagens sobre os impactos do El Niño, mudanças climáticas, eventos extremos e secas.
As entrevistas foram gravadas no Cemaden com o climatologista José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento e também com o meteorologista Marcelo Seluchi, coordenador-geral de Operação e Modelagem.
A equipe chinesa da CCTV - formada pelos jornalistas Wang Yuguo e Laura Olivera Sala, e do assistente técnico, Adenísio Araújo –conheceram também o sistema de monitoramento da Sala de Situação do Cemaden.
Como televisão estatal chinesa, a CCTV é operada pela Administração Nacional de Rádio e Televisão, com 50 canais, que transmitem uma variedade de programação para mais de um bilhão pessoas, em seis idiomas. A equipe da CCTV no Brasil tem a sede na capital de São Paulo, e vem fazendo reportagens sobre clima, em alguns países no sul da América do Sul.
Segundo a equipe de TV, a reportagem e entrevistas do Cemaden serão transmitidas pela CCTV-3. Também poderá ser retransmitida em canal específico de Economia e em outros canais da rede.
Participação do Cemaden em projeto de pesquisa do BRICS
Em 2015, o Cemaden/MCTI foi a instituição responsável, dentro do ministério, para desenvolver os acordos e mecanismos de ciência, tecnologia e inovação para a cooperação multilateral entre o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (países que integram o BRICS) em torno do tema relacionado a desastres naturais.
Em 2018, o tema de “Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais” – foi uma das cinco áreas prioritárias do acordo de cooperação entre os países do BRICS ((Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)
O Cemaden integra a equipe de projeto de pesquisa multilateral com pesquisadores do Brasil, China e Rússia, países integrantes do BRICS na área de desastres naturais, desde 2019.
Seis tecnologistas da Sala de Situação e dois pesquisadores da área de geodinâmica do Cemaden participam do projeto “Aprimoramento do gerenciamento do risco de deslizamentos e fluxo de detritos em regiões serranas - Análise comparativa das metodologias de mapeamento de movimentos de massa na China, Rússia e Brasil – IRMMA.
Aprovado na 3ª chamada de 2019 do BRICS STI Framework Programme , o projeto envolve pesquisadores brasileiros, chineses e russos. Conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
No próximo dia 10 de agosto deste ano, pesquisadores brasileiros, chineses e russos estarão na sede do Cemaden, em São José dos Campos (SP). O evento para o intercâmbio científico do projeto conta com a programação de visitas, palestras e reuniões, durante duas semanas, incluindo eventos no Rio de Janeiro (RJ),
Fonte: Ascom/Cemaden
Fotos Visita equipe TV chinesa - CCTV
.