Notícias
Edição especial em plataforma de ciência aberta lança Tópico de Pesquisa integrando Ciências Físicas e Sociais para Sustentabilidade
Com o objetivo de reunir trabalhos multidisciplinares, integrando as Ciências Físicas e Sociais para os estudos direcionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Editora Frontiers – plataforma internacional de acesso livre – lançou edição especial do Tópico de Pesquisa nessa área, com o tema "Integrating Physical and Social Sciences towards the Sustainable Development Goals”. O pesquisador Leonardo Bacelar Lima Santos, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) - unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) - é um dos editores da coleção. Pesquisadores nacionais e internacionais compõe o Corpo Editorial.
“Tanto as Ciências Físicas quanto as Sociais são fundamentais frente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a integração entre as áreas é um importante diferencial”, afirma o pesquisador do Cemaden, Leonardo Santos.
O Tópico de Pesquisa em Ciências Físicas e Sociais inclui os tópicos de interesse: Sistemas complexos, Ciência de redes, Teoria dos jogos; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Mudanças Climáticas, Riscos Naturais; Epidemias, Disseminação de notícias falsas (Fake News); População e Meio Ambiente.
Inscrições dos trabalhos
Já estão abertas as inscrições para a submissão dos trabalhos multidisciplinares com prazo até dia 22 abril de 2022 para resumos/expressões de interesse. Os artigos completos são esperados até outubro deste ano.
Os trabalhos inscritos devem estar relacionados com as propostas 17 objetivos globais dos ODS, bem como as 169 metas que propõem a pensar que o desenvolvimento deve equilibrar a sustentabilidade social, econômica e ambiental dos países, nos níveis regional e global.
Mais informações sobre o Tópico de Pesquisa Ciências Físicas e Sociais e as inscrições para submissão dos trabalhos estão disponibilizadas no endereço:
Fonte: Ascom/Cemaden