Notícias
Cemaden terá imersão científica voltada especialmente para mulheres da rede estadual de ensino
Alunas e professoras da rede estadual, que compartilham o sonho de atuarem como cientistas, já podem concorrer a uma vaga para a imersão científica no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) - unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que acontece durante todo o mês de janeiro de 2023. As participantes selecionadas terão direito a uma bolsa de iniciação científica.
A experiência, que será realizada de forma híbrida - online e presencial -, faz parte do programa “Futuras Cientistas”, criado pela professora Giovanna Machado, no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE). O projeto acontece desde 2012 e conta com o apoio do MCTI. Esta será a primeira edição na qual órgãos fora dos estados do Nordeste, onde o projeto foi criado, também serão contemplados.
Podem se inscrever estudantes do 2º ano do ensino médio de escolas públicas estaduais e professoras de escolas públicas estaduais. As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro e podem ser realizadas por meio do edital, lançado na última segunda-feira (19).
O “Futuras Cientistas” é um programa voltado para o desenvolvimento tanto do pensamento quanto de atividades científicas transdisciplinares das áreas conhecidas como CTEM (Ciência, Tecnologias, Engenharias e Matemática). o objetivo é estimular o interesse e promover a participação de mulheres, professoras e estudantes, do ensino médio nestas áreas.
Para isso, o programa tem a missão de aproximar as participantes a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa. No total, são quatro etapas contempladas. A imersão científica é só a primeira delas. Depois disso, o programa oferece uma banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a fim oferecer oportunidades para o ingresso das participantes na universidade.
Na terceira fase: de mentoria, que é uma supervisão para as alunas durante seu percurso no curso universitário. Para finalizar, o programa oferece ainda uma quarta fase, que é a orientação para o ingresso em estágios nas áreas escolhidas pelas mulheres participantes.
De acordo com o projeto, ao todo mais de 250 participantes já fizeram parte do programa. Todas recebendo uma bolsa de estudos e se aproximando do universo da ciência. No período, 61 tutores ainda se voluntariaram para fazer parte da Banca de Estudos.
Participação do Cemaden
A escolha do Cemaden como um dos centros científicos participantes do projeto é parte da expansão do “Futuras Cientistas” para o restante do país. O centro participou, junto a outras instituições, de um projeto seletivo, no qual foi contemplado para receber o projeto.
As participantes da imersão científica no Cemaden terão a oportunidade de participar de aulas temáticas e oficinas práticas que incluem conceitos básicos sobre monitoramento e alerta de desastres; pesquisas e desenvolvimento; além de educação, sociedade e ciência cidadã.
Além disso, as contempladas ainda participarão de workshops com palestras ministradas tanto por profissionais do Cemaden quanto pela coordenação do “Futuras Cientistas”.
Para treinar e desenvolver habilidades de comunicação, os resultados dos exercícios práticos serão apresentados pelas alunas em forma de relatório escrito e socializados oralmente.
Fonte: Ascom/Cemaden