Notícias
Cemaden sedia evento CSSP Brazil Annual Science Workshop
Foi realizado no período de 28 a 30 de junho de 2022 no auditório do Cemaden, em São José dos Campos, o workshop anual do Climate Science for Service Partnership (CSSP) Brazil , iniciativa colaborativa de ciência climática envolvendo institutos de pesquisa do Reino Unido e do Brasil.
O workshop ocorreu de forma híbrida, com participantes presenciais em São José dos Campos e participação virtual de pesquisadores em Manaus e no Reino Unido.
Os principais objetivos do evento foram:
- Promover o encontro e renovar relacionamentos e colaborações;
- Trocar experiência sobre a ciência que temos realizado;
- Planejar ações de continuidade para a parceria.
O evento contou com a participação das seguintes autoridades: pelo Reino Unido, David Lloyd-Davies, do Foreign Commonwealth and Development Office (FCDO), Albert Klein-Tank, diretor do Met Office, Ebuka Nwobi, da Universidade de Edinburgh, Abayomi Abatan e Simon Jones, da Universidade de Exeter, Marcia Zili, da Universidade de Oxford; pelo Brasil, Osvaldo Luiz Leal de Moraes, diretor do Cemaden, Antonia Franco, diretora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e Clezio Denardin, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Após a abertura oficial do evento, realizada pelo representante do Met Office, Chris Jones, e pelo diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, houve a apresentação do pesquisador Carlos Nobre, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, convidado como palestrante principal do workshop.
Palestrante principal do evento, pesquisador Carlos Nobre (IEA/USP)
Crédito da Foto: Ascom INPE
A dinâmica dos trabalhos contou com falas iniciais dos representantes do FCDO, do MCTI, do INPE e do IMPA buscando abordar as perspectivas para o desenvolvimento da cooperação institucional. Além disso, o evento contou com palestras que enfocaram as pesquisas realizadas até o momento e grupos de debate para aprofundamento temático e proposição de próximos passos para o trabalho conjunto.
Sobre o CSSP
O CSSP é um programa de pesquisa climática lançado em 2016 que visa desenvolver modelos científicos conjuntos para análise de mudanças climáticas. O acordo bilateral de parcerias científicas para estudos climáticos é financiado pelo governo do Reino Unido, pelo Fundo Newton, e do Brasil, por meio de parceria entre o UK Met Office Hadley Centre e três institutos subordinados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI): o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Os parceiros acadêmicos do Reino Unido incluem o Centro de Ecologia e Hidrologia, a Universidade de Edinburgh, a Universidade de Exeter, a Universidade de Leeds, a Universidade de Oxford e a Universidade de Reading.
As principais áreas de pesquisa do programa são:
- Ecossistemas brasileiros e o ciclo do carbono;
- Modelagem climática;
- Impactos climáticos e redução de riscos de desastres;
- Previsões de probabilidade de incêndio sazonal.
Diretor do Met Office, Albert Klein-Tank, em participação por acesso remoto
Crédito da Foto: Ascom INPE