Notícias
Cemaden receberá informações da rede de estações meteorológicas de São José dos Campos para integração ao SALVAR
Da esq. para a dir.: Demerval Gonçalves, Ana Paula Cunha, o vereador Fabião Zagueiro, a diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá, o prefeito Anderson Farias, o secretário de Proteção ao Cidadão, Bruno Henrique dos Santos, e representantes da Defesa Civil. Foto: Claudio Vieira/PMSJC
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) - unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) assinou ontem (14/3) um protocolo de intenções com a Prefeitura de São José dos Campos, SP, com o objetivo de conjugar esforços em integrar ações vinculadas à prevenção e monitoramento de riscos de desastres no município. Nesse contexto, inclui-se a integração das informações e dados gerados pelas 35 estações meteorológicas instaladas na cidade, por empresa contratada pelo município, ao Sistema de Alertas e Visualização de Áreas de Risco – SALVAR, do Cemaden/MCTI.
As estações foram instaladas em pontos estratégicos, em áreas consideradas sensíveis ou de riscos de deslizamentos de terra, enxurradas e inundações. Os dados são disponibilizados à Defesa Civil, por meio do CSI – Centro de Segurança e Tecnologia da Prefeitura Municipal.
"Essa parceria é muito importante para o município, pois possibilitará compartilharmos as informações do nosso sistema com o Cemaden, que detém a competência e a expertise para fazer a leitura correta dos dados e repassar à Defesa Civil", afirmou o prefeito Anderson Farias.
O secretário de Proteção ao Cidadão, Bruno Henrique dos Santos, afirmou que o compartilhamento de informações e tecnologias entre as plataformas e a infraestrutura da Prefeitura com o Cemaden irá melhorar a qualidade do atendimento à população. "Sem dúvida, essa união facilitará o trabalho preventivo dos agentes da Defesa Civil, que terão acesso a informações mais precisas gerando, principalmente, uma assistência mais imediata à população, melhorando a prevenção e preservando vidas."
Para a diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá, a cooperação vem se somar ao escopo do governo federal visando o aprimoramento contínuo da gestão de riscos e dos mecanismos de respostas a desastres. "O compartilhamento e a integração de informações e dados, conforme priorizado na parceria do Cemaden com a Prefeitura de São José dos Campos, contribuirão para melhorar o monitoramento e a emissão de alertas, assim como reforçam o comprometimento do município com a divisão de responsabilidades na gestão de riscos de desastres, afirmou."
A coordenadora de Relações institucionais, Ana Paula Cunha, ressaltou também a importância de se manter uma comunicação de risco adequada, com linguagem acessível aos diferentes públicos, bem como ações de educação para aumento da percepção de riscos. "Nos últimos anos houve avanços com ações do programa Cemaden Educação, que poderá contribuir com os Núcleos de Proteção e Defesa Civil - NUPDECs criados no município para novos avanços na gestão de riscos."