Notícias
Cemaden participa do Science Days 2024 com temática sobre prevenção de riscos de desastres
Alunos do ensino médio conhecem o sistema de monitoramento do Cemaden,durante o Science Days
A 7ª edição do Science Days 2024, realizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), em São José dos Campos, contou novamente com a participação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Promovido pelo Instituto Alpha Lumen, em conjunto com a The Michaelis Foundation For Global Education, o Science Days ocorreu nos dias 14 e 15 de março, promovendo a divulgação e difusão do conhecimento científico de maneira prática e didática.
O Cemaden participou do Science Days desde 2019. Neste ano, a novidade foi a oficina “Desastres em Jogos”, oferecida aos jovens estudantes da rede pública inscritos no evento. As atividades coordenadas pela equipe de pesquisadores (as) do Programa Cemaden Educação com apoio de oito estudantes do ensino médio, monitores do Instituto Alpha Lumen,
Os Jogos “Trilha do Risco”, “Mini Trunfo” e “Quem” possibilitaram o conhecimento dos participantes sobre os riscos de desastres geo-hidrológicos, bem como a prevenção e redução desses riscos, abordando temáticas como resiliência, mudanças climáticas e sustentabilidade.
Além dessas oficinas, dentro da programação do Cemaden, os alunos inscritos e monitores do Alpha Lumen visitaram a Sala de Situação, onde ocorre o monitoramento dos municípios mapeados com áreas de riscos de desastres, em todo o território brasileiro. Tiveram a oportunidade de conhecer o processo de monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres. Os estudantes, participaram, também, de palestras, ocasião em que tiveram a oportunidade de conhecer a missão e as atividades desenvolvidas pela instituição.
Impressão dos estudantes nas oficinas e visita na Sala de Situação
Os monitores do Instituto Alpha Lumen, que deram apoio no desenvolvimento das atividades do Cemaden no Science Days, mostraram da importância da participação do evento: “É importante ajudar os estudantes nas atividades em que estão participando. Ao mesmo tempo, nesse processo de acompanhamento, também estou aprendendo e conhecendo diversas temáticas, tanto na área das Ciências Exatas como nas Humanas.”, afirma Pedro Von Rainer, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, que coordenava a visita de monitores e estudantes na Sala de Situação do Cemaden, ao mesmo tempo em registrava fotos e divulgava nas redes sociais.
Glendy Raphaelly, 15 anos, cursando o 1º ano do ensino médio, acompanhou com interesse as explicações da tecnologista, Carla Prieto, especialista na área de geodinâmica na Sala de Situação. “Achei importante conhecer o sistema de monitoramento de risco de desastres”, afirma a estudante que se inscreveu no evento. “Chamou minha atenção os telões com imagens de satélite, a tela que mostrava raios e a explicação sobre e o risco de estar nas cachoeiras, no período de chuvas.”, citando o fenômeno “cabeças d’água”.
Outro monitor, Miguel Junqueira, 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio, acompanhava os participantes das oficinas e jogos sobre prevenção e riscos de desastres. “Os jogos dão uma oportunidade de aprendizagem e uma bagagem cultural na temática de desastres. É interessante obter o conhecimento das causas dos desastres ambientais, ajudando muito na participação ativa para a prevenção”.
“Na participação do jogo ‘Trilha do Risco’ observamos as várias regiões do Brasil, com suas características ambientais e de risco. Ajudou muito a lembrar dos estudos sobre as regiões brasileiras e, agora, acrescentados dos tipos de desastres”, afirma Joyce Faria, de 15 anos, cursando o 1º ano do ensino médio da rede pública. Da mesma turma e idade, Pedro Silva fez questão de dar sua opinião sobre a participação no jogo educativo: “Pudemos saber o que fazer e como ajudar na prevenção de risco, bem como o valor da preservação ambiental.” Mesma opinião de Thifany Queiroz, 15 anos, 1º ano do ensino médio: “Gostei muito da oficina e dos jogos. Interessantes explicações sobre desastres e como agir na prevenção de risco”
Oficinas “Desastres em Jogos”
Antes de receber as escolas, a equipe do Cemaden Educação fez um rápido treinamento com os monitores disponibilizados pelo evento, informa o pesquisador da equipe do Cemaden Educação, Antonio Fernando Guerra: “Foi muito gratificante observar o interesse e motivação desses monitores e monitoras na apresentação e execução dos jogos.”, afirma o pesquisador. Explicaram com entusiasmo, conhecimento e competência os jogos aos estudantes das escolas visitantes e do público em geral. Foram Jovens ensinando jovens, e também os adultos.”, complementa.
Das escolas visitantes por agendamento, o Cemaden recebeu cerca de 150 estudantes, além dos professores(as) que acompanhavam os alunos.
Fonte: Ascom/Cemaden