Notícias
Cemaden participa da elaboração do relatório mundial sobre eventos extremos e os sérios efeitos socioambientais
Relatório da Organização Meteorológica Mundial mostra que os eventos extremos e impactos das mudanças climáticas - como megaseca, chuvas extremas, ondas de calor terrestres e marítimas e derretimento global – estão afetando a América Latina e Caribe.
“Situação do Clima na América Latina e no Caribe 2021” é o título do relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), mostrando que os eventos climáticos extremos e impactos das mudanças climáticas - como megaseca, chuvas extremas, ondas de calor terrestres e marítimas e derretimento glacial - estão afetando a região da América Latina e do Caribe.
Os eventos climáticos e impactos das mudanças climáticas atingem desde a Amazônia aos Andes, das águas dos oceanos Pacífico e Atlântico, às áreas mais remotas da Patagônia nevada.
O relatório também destaca suas profundas repercussões nos ecossistemas, na segurança alimentar e hídrica, na saúde das pessoas e no combate à pobreza. As taxas de desmatamento foram as mais altas desde 2009, não apenas prejudicando o meio ambiente, mas também minando os esforços de mitigação das mudanças climáticas. As geleiras andinas perderam mais de 30% de sua superfície em menos de 50 anos. E a “megaseca” que assola a zona central do Chile é a mais persistente do último milênio.
Como principal autor no relatório, foi destacado pela OMM a participação do climatologista e pesquisador José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O relatório foi apresentado em 22 de julho de 2022, no âmbito de uma conferência técnica regional para países sul-americanos organizada pela OMM em Cartagena (Colômbia). Este é o segundo ano que a Organização produz este relatório regional anual, que é acompanhado por gráficos interativos e fornece aos tomadores de decisão mais informações locais para basear suas iniciativas.
As informações da publicação são provenientes de um grande número de Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais (NMHSs) e instituições parceiras, bem como Centros Climáticos Regionais. Participaram também agências das Nações Unidas e instituições internacionais e regionais contribuíram para a preparação do relatório.
Mais informações sobre Situação do Clima na América Latina e no Caribe 2021 podem ser obtidas no site da Organização Meteorológica Mundial, pelo link:
https://public.wmo.int/en/media/press-release/wmo-issues-report-state-of-climate-latin-america-and-caribbean
O Relatório completo está disponibilizado no link:
https://public.wmo.int/en/our-mandate/climate/wmo-statement-state-of-global-climate/LAC
Fonte: Ascom/Cemaden