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Cemaden Educação promove mesa-redonda e roda de conversa sobre Educomunicação para comitiva da ECA-USP
Uma comitiva integrada por cerca de 25 estudantes e profissionais da área de Jornalismo, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), esteve na última segunda-feira (13), na sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em São José dos Campos (SP).
Liderada pela docente Thaís Brianezi - da disciplina de Educomunicação e Políticas Públicas de Educação e Direitos Humanos –, a comitiva veio conhecer os trabalhos do Programa Cemaden Educação, na aplicação da Educomunicação e suas ferramentas para mobilização dos jovens e comunidades, com a finalidade de construir conhecimentos, refletir e agir na prevenção de riscos de desastres. Também estiveram presentes estudantes de pós-graduação em Desastres Naturais, da Unesp, e em Ciência do Sistema Terrestre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), alunos do pesquisador Victor Marchezini, do Cemaden.
Conheceram os sistemas e processos de comunicação nas ações participativas das comunidades das áreas de risco, da comunicação dos alertas. Também participaram da roda de conversa, onde profissionais da área de Jornalismo apresentaram suas ações, experiências e reflexões, no processo de comunicação científica e educomunicação.
O pesquisador do Cemaden, sociólogo Victor Marchezini, recepcionou a comitiva e conversou sobre vulnerabilidades, ações participativas da comunidade. Falou da importância da comunicação e do diálogo e comunicação entre comunidades, pesquisadores e entidades e órgãos públicos, na participação ativa das ações para prevenção de risco de desastres. Marchezini explicou, também, o objetivo do Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE), que tem o apoio da Fapesp (processo 2022/02891-9).
A coordenadora do Programa Cemaden Educação, Rachel Trajber, falou sobre as atividades desenvolvidas pelo programa, junto às escolas, defesas civis, universidades e comunidades das áreas de risco. Fez a abordagem da Educomunicação em tempos de um novo regime climático.
A Comunicação dos Alertas e o sistema do processo de informação do sistema de monitoramento foi apresentado pelo tecnologista e pesquisador, Pedro Camarinha, especialista em geodinâmica da Sala de Situação do Cemaden.
A Comunicação Científica e Educomunicação foram os temas da mesa-redonda e roda de conversa, com a participação do auditório com perguntas.
Nessa mesa-redonda, as jornalistas e assessoras de Comunicação do Cemaden - Maria Rosário Orquiza e Ana Paula Soares - falaram sobre conceitos, reflexões, experiências nas ações de divulgação científica, além de ferramentas utilizadas para a comunicação ambiental.
A professora Thais Brianezi, apresentou algumas reflexões sobre o papel da Educomunicação e a comunicação participativa e democrática da sociedade.
A programação da visita foi organizada e elaborada pela analista em C&T, Selma Flores, da Coordenação de Relações Institucionais do Cemaden, em conjunto com a equipe do Cemaden Educação.
Fonte: Ascom/Cemaden