Notícias
Ações práticas e treinamento de prevenção de desastres salvam vidas em Pernambuco
Após quatro meses de treinamento e práticas educacionais - com conhecimentos sobre monitoramento, prevenção e redução de desastres - estudantes da comunidade do Retiro - no município de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife (PE)- adotaram ações preventivas e foram capazes de orientar a evacuação dos vizinhos que viviam em regiões sujeitas a deslizamentos, durante as chuvas intensas de 2022.
O treinamento e práticas educacionais foram dados pelo Cemaden Educação, programa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), com apoio da Defesa Civil Municipal de Jaboatão dos Guararapes.
As ações e atividades do estudante Aléxys Gabriel Ferreira, então com 16 anos, foram relatados na Pública – agência de jornalismo investigativo. Na reportagem sobre educação climática, eventos extremos e mudanças climáticas, mostraram o trabalho da aplicação dos conhecimentos adquiridos em treinamento e práticas educacionais do Cemaden Educação, utilizando pluviômetro artesanal feito de garrafa pet.
O Jornal Pública relata que o estudante avisou e conseguiu remover oito famílias da área de risco. Mais tarde, cerca de cinco casas desabaram no entorno. Em três dias, o acumulado de chuva foi de 359,4 mm, superior ao esperado para o mês de maio inteiro.
As orientações recebidas sobre monitoramento das chuvas e prevenção de risco foi a partir do Projeto Dados à Prova D’Água. Idealizada pelo Cemaden Educação em colaboração com universidades do Brasil, Alemanha e Reino Unido, a iniciativa fomenta a instalação de pluviômetros artesanais de garrafa pet para medir o volume das chuvas. O projeto possui um aplicativo que reúne as informações coletadas em todos os pluviômetros da rede, compondo um banco de dados de precipitação.
Premiado pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido, o Projeto Dados à Prova D’Água é uma das atividades desenvolvidas pelo Cemaden Educação, programa que atua em atividades e ações de redução de risco de desastres, desde 2014.
A coordenadora Rachel Trajber explica que a missão do programa é fomentar a criação de comunidades escolares sustentáveis e resilientes: “Cada escola que faz parte da nossa rede se transforma em um Cemaden microlocal, como um pequeno instituto de pesquisa que trabalha com a ciência cidadã, faz o monitoramento e dá alertas para prevenção de risco de desastres”.
Os vários relatos, depoimentos e ações de prevenção e redução de risco de desastres podem ser acessados na matéria divulgada pela Pública, no link abaixo:
Fonte: Ascom/Cemaden com informações da Pública- agência de jornalismo investigativo