Notícias
Aberta inscrição para Bolsa de pesquisa no Projeto Cemaden-IBGE
Com o objetivo de contribuir no desenvolvimento de pesquisas voltadas no âmbito do projeto ‘Caracterização sociodemográfica de populações vulneráveis a desastres naturais no território brasileiro”, desenvolvido em parceria entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) - unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi aberto o processo seletivo de um(a) pesquisador(a). Os(As) interessados(as) devem fazer a inscrição até o dia 19 de fevereiro de 2024.
A Bolsa será operacionalizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na modalidade DTI-B. A vigência é de seis (06) meses, prorrogável por igual período.
O plano de trabalho será desenvolvido como parte das atividades de pesquisa do acordo de cooperação técnica entre o Cemaden e o IBGE. A partir desse arranjo institucional foi possível associar, de forma inédita, informações do censo demográfico 2010 do IBGE às áreas de risco monitoradas pelo Cemaden.
A nova base de dados é denominada Base Territorial Estatística de Áreas de Risco (BATER) e permite o desenvolvimento de pesquisas sobre as características da população exposta ao risco de desastres nos municípios brasileiros.
Critérios de Elegibilidade:
Os critérios de elegibilidade indicados abaixo são obrigatórios e sua ausência resultará no indeferimento da inscrição.O (A) candidato (a) deve atender, obrigatoriamente, aos itens abaixo:
a) ser brasileiro ou estrangeiro residente e em situação regular no País;
b) ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da inscrição;
c) ter perfil e experiência adequados à categoria/nível de bolsa DTI-B da inscrição, conforme anexo I da RN 026/2018;
d) não ter vínculo empregatício direto ou indireto ou ter sido aposentado pela mesma instituição executora do projeto.
Qualificações
O (a) candidato deve apresentar as seguintes qualificações:
a) Formação acadêmica na área de Ciências da Terra, preferencialmente com mestrado, ou experiência acadêmica e/ou profissional comprovada, com ênfase em Geoprocessamento ou Sensoriamento Remoto;
b) Ter sólidos conhecimentos em Sistema de Informação Geográfica (SIG);
c) Experiência em geoprocessamento, integração e análise de bancos de dados geográficos;
d) Desejável conhecimento na área de estatística
Inscrição e processo seletivo:
Para se candidatar os(as) interessados(as) devem preencher o formulário de interesse (https://forms.gle/f35gTxmVwEpUJe6p6) até o dia 19/02/2024.
O processo seletivo inclui a análise de Currículo Lattes, informações disponibilizadas no formulário de inscrição e entrevista. Os (as) candidatos(as) selecionados(as) para a entrevista serão notificados (as) por e-mail até o dia 23/02/2024.
O (a) bolsista desempenhará suas atividades em interação direta com a equipe do IBGE, no Rio de Janeiro, RJ, e do Cemaden.
A divulgação do resultado final será disponibilizada na página do Cemaden no dia 01/03/2024, com acesso nos Editais de Bolsas e Capacitações pelo link : https://www.gov.br/cemaden/pt-br/acesso-a-informacao/licitacoes-e-contratos-1/editais-de-bolsas
Fonte: Ascom/Cemaden