Notícias
28/11/2024 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 28/11/2024 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta quinta-feira (28/11), ainda há previsão de chuva fraca no Recôncavo Baiano, onde ainda tem acumulados expressivos das últimas 48h. Entre Valença e Canavieiras/BA pode haver pancadas de intensidade fraca a moderada no decorrer do dia.
Para a Região Sul, há previsão de pancadas de chuva, podendo ser localmente fortes, em SC e PR, com maiores acumulados esperados para o oeste dos estados.
Entre tarde e noite, há previsão de pancadas no estado de SP, podendo ser pontualmente forte.
Também há previsão de pancadas de chuva no AM, AC, GO, TO, MT, MS a partir do período da tarde.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
O cenário de risco para hoje permanece principalmente no Recôncavo Baiano devido à alta vulnerabilidade da região e aos altos acumulados de chuva (até 250 mm em 48 horas). As estações geotécnicas do Cemaden demonstram que os solos no município ainda estão encharcados, porém com tendência de redução de umidade. Assim, à medida que as chuvas cessarem, é provável que o alerta de movimentos de massa para a capital baiana seja atualizado nas próximas horas para nível mais baixo.
Atenção voltada também para SC e PR onde já se verifica acumulados de chuva próximo aos limiares de abertura de alerta moderado e com tendência de maior volume de chuva para as próximas horas. Deste modo, é provável que ocorra a abertura de alertas de movimentos de massa nessa região.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Na Região Metropolitana de Salvador/BA, a tendência é de que os alertas hidrológicos sejam cessados ao longo do dia de hoje.
Devido aos acumulados observados em SC a PR, a atenção para o dia de hoje está voltada para toda a região centro/norte de SC e leste do PR. Nestas regiões existe possibilidade de abertura de alertas para eventos pontuais de enxurradas e de alagamentos nos municípios monitorados.