Notícias
13/07/2024 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 13/07/2024 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
- CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Neste sábado (13/07), o monitoramento estará voltado para a Região Sul do país devido a previsão de continuidade de chuva variando de fraca a moderada com possibilidade de algumas pancadas pontuais entre SC, PR e RS. Os modelos meteorológicos indicam uma persistência da chuva na Região Sul entre hoje e amanhã.
No dia de hoje também há possibilidade de chuva fraca na costa leste do NEB, entre o litoral norte de SP e litoral do ES e pancadas localizadas no extremo norte do país (AM, RR, PA, AP).
- RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Atenção moderada para a Região Sul do país, especialmente para o estado de Santa Catarina, com destaque às porções leste e nordeste do estado, região com elevada suscetibilidade a deslizamentos, somado aos acumulados de chuva registrados ao longo da semana, reforçados pelos acumulados das últimas 48h (superiores a 50 mm em algumas localidades) e previsão de chuva para as próximas horas, que pode ser localmente forte. No Paraná, destaca-se o sul e sudoeste do estado, onde há maiores acumulados prévios e previsão meteorológica. Atenção ainda à porção norte do Rio Grande do Sul, onde há previsão de chuva e houveram deslizamentos recentes, resultando em inúmeras cicatrizes de deslizamento, mantendo a região ainda bastante suscetível. Portanto, há possibilidade de emissão de alertas para municípios destas regiões.
- RISCO HIDROLÓGICO
Na região Sul, há a possibilidade de abertura de alertas de risco hidrológico nos estados de destaque para leste de SC, RS e PR, considerando a previsão de chuva, somado aos acumulados já observados e o nível dos rios. A atenção está voltada para a porção Centro-sul Paranaense (PR) e Norte Catarinense (SC) com possibilidade de abertura de alertas para eventos hidrológicos em pequenas bacias localizadas em municípios monitorados. No momento, o nível dos rios nessas bacias encontram-se dentro da normalidade. O mesmo cenário pode ser observado para as regiões Serrana e Sul Catarinense e Grande Florianópolis (SC), com destaque para os municípios localizados na bacia hidrográfica do rio Canoas, em que o rio encontra-se em processo de elevação, acima da cota emergência no município de Bocaina do Sul e para o município de Otacílio Costa em que está em processo de elevação.