Notícias
07/01/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 07/01/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Nesta terça-feira (07/01), a previsão meteorológica indica pancadas de chuva (típicas do verão), principalmente no período da tarde/noite, em Minas Gerais (nordeste, Zona da Mata Mineira, Campos das Vertentes e Região Metropolitana de Belo Horizonte), no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e no centro-leste (principalmente litoral) e sul do estado de São Paulo. Também há previsão de pancadas localizadas, podendo ser de forte intensidade, nos estados da Região Norte, principalmente no PA e no TO, no Centro-Oeste, especialmente GO e MT, e no Nordeste, na porção sul da BA, no interior dos estados do PI, MA e CE. Nos próximos dias a condição de tempo deve permanecer com pancadas de chuva entre o norte do ES, nordeste de MG até a Região Norte. A partir do dia 09/01, há uma tendência que as chuvas atinjam e permaneçam na faixa entre o sul da BA e a região Metropolitana de Salvador. Atualizaremos as informações conforme as novas rodadas dos modelos.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Hoje a atenção segue principalmente para os estados do ES, MG, RJ e SP, conforme indica a previsão. Neste contexto, destacam-se as regiões com maiores acumulados nas últimas 72h: Zona da Mata (principalmente bacia do Muriaé), Vale do Rio Doce, sul e região central do ES e região serrana fluminense. Desta forma, devido à possibilidade de pancadas localmente fortes associadas aos acumulados prévios, há a possibilidade de ocorrência de deslizamentos, principalmente induzidos.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje a atenção se concentra na Região Sudeste, devido à possibilidade de eventos pontuais de enxurradas, alagamentos e inundação de pequenos córregos, em função da previsão de pancadas de chuva nas áreas mencionadas pela meteorologia.
Manteremos atenção especial à Bacia do Rio Muriaé, devido aos níveis elevados na parte baixa da bacia e possibilidade de extravasamento do Rio Muriaé nos municípios de Cardoso Moreira e Campos dos Goytacazes.
A partir do dia 09/01, o monitoramento se intensificará na Bacia do Rio Doce e no sul da BA, com possibilidade de abertura antecipada de alertas hidrológicos, especialmente no litoral sul baiano até o Recôncavo, incluindo a RM de Salvador.