Notícias
05/12/2024 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 05/12/2024 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta quinta-feira (05/12), há previsão de chuva em partes da Região Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Destaque para Região Sudeste, por conta da previsão de continuidade de chuva e acumulados prévios em SP (Vale do Paraíba e Litoral Norte), centro-sul e leste de MG incluindo a RMBH e nos estados do RJ. Há também previsão de pancadas de chuva localizadas, que podem ser localmente fortes, no MS, MT, GO, AM, PA, MA, PI e CE.
As condições de pancadas desde o AM até a Região Sudeste tendem a cessar a partir do dia de amanhã e o destaque ficará voltado para o sul do país, que a partir do final da noite de hoje tem previsão de formação e passagem de uma frente fria no sul do RS .
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
O cenário de risco para hoje continua concentrado, principalmente, na região Sudeste do Brasil. Segundo as previsões meteorológicas, as áreas de maior atenção incluem: RMSP, RM de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista, centro-sul de MG incluindo a RMBH, em partes do RJ com destaque para Região Serrana, Baixada Fluminense e Costa Verde, devido à previsão meteorológica e os acumulados prévios. Diante deste cenário de risco, entende-se que podem ocorrer deslizamentos pontuais em áreas urbanas e queda de barreira em rodovias.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje a atenção está voltada para as regiões citadas na condição meteorológica, com destaque para a região Sudeste em função dos acumulados prévios e previsão de chuva, com atenção especial para o Vale do Paraíba e Litoral Norte, no estado de SP; RMBH, Zona da Mata e Centro-Sul, no estado de MG; o estado do Rio de Janeiro, em função da possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações e alagamentos pontuais.
Para amanhã a atenção está voltada para a Região Sul.