Notícias
02/02/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 02/02/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Neste domingo (02/02), o monitoramento ficará voltado para região Sudeste do país, devido a atuação da ZCAS, que mantém um canal de umidade causando chuvas em grande parte do estado de São Paulo, e parte de MG e do RJ. Há possibilidade de pancadas de chuva preferencialmente no período da tarde na RMSP, de Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, toda a faixa litorânea de SP e Serra da Mantiqueira. Em MG a previsão indica pancadas no sul do estado além da RMBH e Triângulo Mineiro. Já no RJ as chuvas devem ocorrer no Sul Fluminense. Na Região Sul, há previsão de chuvas isoladas no período da tarde entre o PR e SC, porém sem acumulados significativos. Nas demais áreas do país, há previsão de pancadas localmente fortes no MT, RO, AM, PA, MA e PI.
Para os próximos dias, o canal de umidade se mantém sobre a região Sudeste do país e esta condição de chuvas generalizadas continua até pelo menos terça-feira, incrementando os acumulados já existentes, principalmente no estado de São Paulo.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para hoje, continua a atenção para a Região Sudeste, devido ainda à atuação da ZCAS, conforme aponta a previsão. O destaque permanece para a faixa leste de SP, incluindo a capital paulista e RM com acumulados superiores a 150 mm/72h, a Baixada Santista (acumulados superiores a 160 mm/72h) Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira; Zona da Mata Mineira e Região Metropolitana de Belo Horizonte - acumulados superiores a 120 mm/72h; e costa verde do RJ onde há acumulados observados nos últimos dias e previsão meteorológica.
Permanece a atenção especial para os próximos dias para Região Sudeste, conforme aponta a previsão, principalmente no estado de SP.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje, a atenção fica concentrada principalmente nos estados de SP, MG, PR e SC, devido à atuação da ZCAS, com chuva há vários dias e altos acumulados, que têm contribuído para a elevação dos níveis hidrométricos, e também para a ocorrência de alagamentos e enxurradas, no caso de pancadas localmente mais fortes.
Destacamos a RMSP, Região Metropolitana de Campinas, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, todo o litoral paulista e o Sul de Minas, com maior possibilidade de ocorrências e de abertura/atualização de alertas.
Há várias bacias com os níveis em elevação e algumas já acima das cotas de referência, para as quais já há alertas vigentes e outros que podem ser abertos, como as Bacias do Piracicaba, do Médio e Alto Tietê e Ribeira do Iguape. O Rio Jaguari, que nasce no sul de MG (região de Camanducaia) e segue em direção à Americana/SP, tem previsão de elevação nos próximos 4 dias, segundo o modelo MHD-INPE, podendo impactar moderadamente os municípios de Bragança Paulista, Morungaba e Campinas.
Além da Região Sudeste, manteremos atenção à faixa leste dos estados do PR e SC, em especial locais de maior vulnerabilidade como Curitiba, Joinville, Blumenau, Vale do Itajaí e a costa catarinense.