PROGRAMAÇÃO
JULHO DE 2021
Dia 1º de julho de 2021
EVENTO : “ATO SOLENE DOS 10 ANOS CEMADEN : HOMENAGENS E INAUGURAÇÕES”
Local : Sede do Cemaden – Parque Tecnológico em São José dos Campos(SP)
-Ato de cerimônia do Evento “10 Anos Cemaden”
- Inauguração da nova Sala de Situação do Cemaden
- Inauguração do Auditório do Cemaden
Local : Parque Tecnológico de São José do Campos (SP) – área doada ao Cemaden/MCTI – pela Prefeitura SJC – para futura sede definitiva do Cemaden
- Inauguração do Radar IACIT – parceria com Cemaden
- Lançamento da Pedra Fundamental da futura sede do Cemaden
- Plantio simbólico de uma muda de árvore
AGOSTO DE 2021
EVENTO : “SEMINÁRIOS INTERNOS DE AVALIAÇÃO DOS ALERTAS”
DIA 04 DE AGOSTO DE 2021
8:30h – 8:45h - Abertura do Seminário - Osvaldo Moraes e Marcelo Seluchi
8:45h – 9:15h - Resultados do questionário online - Rodrigo Stabile
9:15h – 10h - Mesa redonda: Vantagens e desvantagens do formato atual de alertas Moderador: Carla Prieto - Palestrantes: Andreia Bender, Juliano Correa, Alex Ovando e Tiago Bernardes
10h – 10:15h - Intervalo
10:15h – 12h - Mesa redonda: Vantagens e desvantagens do formato atual dos alertas do Cemaden - Debate
12h – 14h Almoço
14h – 14:40h - Previsão de Risco Geológico - Pedro Camarinha
14:40h – 15:20h Previsão de Risco Hidrológico - Leandro Casagrande
15:20h – 15:30h Intervalo
15:30h – 17h - Propostas para melhoria dos alertas: novas ferramentas e formas de relacionamento com os usuários - Palestrantes: Carla Prieto, Alex Ovando, João Cal Garcia e Rachel Trajber
17h – 17:30h - Trocas de impressões, indicação de canais para colaboração e encaminhamentos - Aberto aos participantes
17:30h - Encerramento - Osvaldo Moraes
AGOSTO E SETEMBRO DE 2021
EVENTO : Lives “ENCONTROS DA CIÊNCIA E COMUNICAÇÃO”
31 DE AGOSTO DE 2021- 15 horas às 16h30
Eixo 1 - Comunicação Científica e Imprensa
Tema : O Jornalismo Científico e o papel da Imprensa na redução de risco de desastres socioambientais
Objetivo : Mostrar as ações, experiências e impressões feitas pela Imprensa na cobertura de tragédias e para a Comunicação da Ciência, levando o conhecimento científico de forma mais acessível à sociedade para a prevenção de desastres (climáticos e biológicos); levar Informações e conhecimento científico para formação do senso crítico, conscientização de riscos; compartilhar conhecimentos científicos e informações ao público pela Imprensa e pelo jornalismo científico, como fonte de subsídios para articulações sociais e participação das definições de políticas públicas.
Palestrantes/Debatedores
Cilene Victor (Mediadora: Jornalista e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, onde é uma das líderes do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions, e professora da Faculdade Paulus de Comunicação. É representante na América Latina do Centro de Estudos de Paz, sediado em Qom, Irã. Foi consultora da Unesco, categoria "consultoria por produto", por demanda do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em um projeto de desenvolvimento de sistemas de alertas, em território nacional, para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden. Como jornalista e pesquisadora no campo do jornalismo humanitário e de paz, tem investigado a dimensão social das mudanças climáticas, com ênfase nos deslocamentos internos por desastres, uma das faces da atual crise humanitária global.
Ana Lúcia Azevedo: Jornalista, é repórter especial do jornal O Globo e cobre as áreas de Saúde, Ciência e Meio Ambiente há 30 anos. Já ganhou, entre outros, os prêmios Esso, do Grupo de Diários América (GDA) (sobre a cobertura de zika no Brasil) e o José Reis de Divulgação Científica, este último pelo conjunto de sua carreira. Tem se dedicado à cobertura de grandes temas, como a pandemia de Covid-19, os desastres ambientais de Mariana e Brumadinho, o desmatamento da Amazônia, a crise hídrica, as queimadas no Pantanal e as epidemias de febre amarela, zika, dengue e chikungunya. Tem Mestrado em Geografia com foco em planejamento ambiental pela UFRJ e é autora de "Novos tempos" (Ed. Zahar), sobre o tempo e o clima no Brasil.
Wilson Bueno da Costa: Jornalista, professor sênior da Escola de Comunicações e Arte da USP. Atua na área acadêmica em Jornalismo Científico e Comunicação Organizacional. Líder do grupo de pesquisa Jorcom, certificado pela ECA/USP. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria em Jornalismo Especializado e Comunicação Organizacional, tendo prestado assessoramento técnico e consultoria para elaboração de Políticas de Comunicação para mais de uma dezena de instituições públicas, sobretudo universidades e institutos federais.
Organizadores do Eixo 1: Maria Rosário Orquiza e Giovanni Dolif.
Eixo 2 - Comunicação com a População
DIA 01 DE SETEMBRO DE 2021- 15h às 16h30
Tema 1 - A comunicação do alerta: Caminhos da informação sobre os riscos até a sociedade
Objetivo: propõe-se uma discussão sobre como a informação do alerta chega até a população, quais os caminhos que faz, a viabilidade ou não de seu envio diretamente à população, a necessidade de usar uma linguagem mais acessível X a exigência de se utilizar conhecimentos técnicos para interpretar corretamente a informação; a utilização do SMS; a credibilidade dos alertas (quantidade de “alarmes falsos”).
Mediação: Giovanni Dolif: Meteorologista e pesquisador do Cemaden/MCTI- coordenador-geral substituto de Operações e Modelagens do Cemaden.
Palestrantes/debatedores:
Carla Prieto – Geógrafa e tecnologista da Sala de Situação do Cemaden/MCTI, no monitoramento de risco de movimentos de massa.
Tiago Molina Schnorr – Geólogo e Coordenador de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD - Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC
Ubiracy Antônio Pinto - Membro da Defesa Civil Municipal de Teresópolis/RJ
DIA 09 DE SETEMBRO DE 2021 – 15h às 16h30
Tema 2 - Educação, Comunicação e Participação: desafios para a prevenção de riscos e desastres
Objetivo: propõe-se a discutir os desafios envolvidos na pesquisa e atuação junto à sociedade, na interface dessas três áreas (Educação, Comunicação e Participação), trazendo reflexões e experiências participativas nos desenvolvimentos recentes do campo dos desastres.
Mediação: Débora Olivato: geógrafa e jornalista, pesquisadora do Programa Cemaden Educação, do Cemaden/MCTI
Palestrantes/debatedores:
Sâmia Nascimento Sulaiman: Docente no Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pesquisadora do Laboratório de Gestão de Risco (LabGRis), UFABC. Pesquisadora do Projeto Temático FAPESP “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista (2017-2022), do IEE-USP. Experiência em Pesquisa, Ensino e Extensão, com abordagem interdisciplinar e participativa, com publicações científicas e materiais educativos, em Educação, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Mobilização social, Gestão de Riscos, Participação Social.
Allan Yu Iwama de Mello: pesquisador do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Fundação Osvaldo Cruz (OTSS-Fiocruz) e professor visitante na Universidade Federal da Paraíba (UFPA). Participa do Laboratório de Ciência Cidadã da ULagos; do Laboratório Interdisciplinar sobre Informacão e Conhecimento (Liinc) do IBICT e da rede de colaboração de pesquisas em Economia Ecológica, Governança de Bens Comuns e Justiça Climática com a York University, pelo Queen Elizabeth Scholars (QES). Atua em projetos de pesquisa associados com mudanças climáticas e adaptação, riscos de desastres, dinâmica de cobertura e uso da terra, ciência cidadã e metodologias participativas - cartografia social, pesquisa-ação e SIG participativo). É membro do grupo de trabalho Ecossistemas e Sociedade da CLACSO e da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA - Tropical Water Research Alliance). Integra grupos de trabalhos do GLP - Global Land Programme.
Rachel Trajber: antropóloga e pesquisadora do Cemaden, coordena o Programa Cemaden Educação.
Organizadoras do Eixo 2: Caroline Mourão e Selma Flores.
DIA 15 DE SETEMBRO DE 2021 – 14 às 16 horas
3 - Comunicação científica do cientista até a população
Tema : Abordagem sobre os aprendizados e desafios de comunicação entre cientistas: O intuito dessa mesa-redonda é abordar como o cientista se comunica com a comunidade científica, partindo-se de três áreas distintas, buscando, assim, o entendimento da interdisciplinaridade. Além disso, como os cientistas vêm utilizando-se das mídias sociais na divulgação e comunicação com os pares e a sociedade em geral.
Mediadora: Eloisa Beling Loose – jornalista e pesquisadora do Projeto ELOS do Cemaden/MCTI.
Palestrantes/Debatedores
Liana Anderson: Bióloga e pesquisadora do Cemaden/MCTI, membro do corpo docente da pós-graduação em Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atua na temática voltada ao monitoramento de florestas e gestão dos riscos e impactos, associados a incêndios florestais e extremos climáticos nos ecossistemas e nas comunidades.
Márcio Roberto Magalhães de Andrade: Geólogo e pesquisador do Cemaden/MCTI. Orientador no Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais (ICT/Unesp-Cemaden).
Victor Marchezini: Sociólogo e pesquisador do Cemaden (MCTI). Professor nos programas de Pós-Graduação em Desastres (UNESP – Cemaden) e Ciência do Sistema Terrestre (PGCST/INPE).
Organizadores do Eixo 3: Victor Marchezini, Tulius Dias Nery.
EVENTO: “PREPARAÇÃO PARA O “II SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALERTAS DO CEMADEN”
- Programação disponível em breve -