Notícias
Em Portugal, delegação do MCTI visita instituições de pesquisa em nanotecnologias e materiais avançados
Uma delegação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizou, em Portugal, uma série de visitas a instituições científicas de referência em nanotecnologia e materiais avançados. Com apoio da Embaixada do Brasil em Portugal, representantes do MCTI e pesquisadores brasileiros participaram de audiências e encontros técnicos para ampliar o diálogo e a cooperação entre os países nesses temas.
A delegação se reuniu com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), onde foram apresentadas as principais oportunidades de cooperação bilateral. O grupo também teve audiência com coordenadores do Instituto Superior Técnico (IST) para falar sobre transferência de tecnologias e propriedade intelectual.
Foram realizadas visitas às infraestruturas do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Microssistemas e Nanotecnologias (INESC-MN) e o Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT-i3N).
A missão atende ao Memorando de Entendimento de Nanociência, Nanotecnologia e Tecnologias Quânticas, celebrado entre o MCTI e o ministério português em 2021. Dentro das atividades previstas no documento, também foi promovido nos dias 19 e 20 de junho, em Braga, o 1º Encontro Luso-Brasileiro sobre Nanociências e Nanotecnologias, onde foram apresentadas as principais iniciativas dos dois países nesses setores.
O grupo brasileiro contou com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC) do MCTI e pesquisadores do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE); do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN); da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).