CENTENA - Um núcleo de segurança e sustentabilidade para o Brasil
Toda atividade humana gera algum resíduo. O mesmo acontece com as atividades que utilizam substâncias radioativas em diversos processos industriais, na produção de energia elétrica, na saúde e demais aplicações da energia nuclear. Estas atividades são primordiais para melhoria da qualidade de vida da população e como a proteção adequada às gerações futuras é uma exigência em sociedades responsáveis, será implantada uma solução sustentável para o armazenamento definitivo dos rejeitos de baixo e médio nível de radiação gerados em território nacional. Além disto, em vista do crescimento do uso da energia nuclear e dos radioisótopos em diversas áreas no Brasil, o Repositório Nacional já é uma necessidade, estando ligado também a exigências do órgão ambiental.
O Projeto CENTENA tem como objetivo projetar, construir e comissionar um centro tecnológico que, além de armazenar definitivamente os rejeitos radioativos, vai contar com edificações de apoio operacional e instalações para pesquisa e desenvolvimento tecnológico. A divulgação de atividades do setor nuclear e treinamentos especializados serão também contempladas no Centro.
Este Projeto é de competência da CNEN, sendo o CDTN responsável pela sua coordenação. Outros Institutos da Comissão trabalham em conjunto com o CDTN, de acordo com suas competências para o melhor desenvolvimento do Projeto.
Este Repositório armazenará os rejeitos radioativos tratados provenientes da utilização da energia nuclear no Brasil na indústria, na medicina, na pesquisa, na geração de energia e no meio ambiente, bem como do descomissionamento de instalações radioativas e nucleares.
O empreendimento ocupará cerca de 40 ha, compreendendo as áreas de armazenamento e toda a infraestrutura necessária para garantir a segurança durante as etapas de operação e guarda institucional (Figura 1). As áreas de deposição (Figura 2), cujo conceito é de múltiplas barreiras, estão sendo planejadas para abrigar o inventário radioativo até 2080. Além de edifícios convencionais, o CENTENA conta também com uma edificação para receber, controlar, armazenar e acondicionar os embalados com rejeitos tratados, bem como laboratórios ambiental e de radioproteção para executar o Programa de Monitoração Ambiental (PMA) e o Plano de Proteção Radiológica. De modo a garantir a segurança do público e a preservação do meio ambiente, os rejeitos a serem armazenados deverão obedecer aos critérios de aceitação definidos em norma e pela análise de segurança. Prevê-se um período de operação da instalação de 60 anos e de vigilância, após seu fechamento, de 300 anos.
Entenda mais sobre o projeto: "Uma nova era na gestão de resíduos radioativos no Brasil: Projeto CENTENA promete tornar o país referência mundial no tratamento de rejeitos radioativos"
O CENTENA faz parte do InvestMCTI, um hub para o matchmaking entre os investidores e os projetos de Ciência e Tecnologia brasileiros. Conheça mais sobre a iniciativa clicando aqui.