Radiobiologia
O grupo tem formado pessoal especializado para a área de Radiobiologia e aplicações de radioisótopos na saúde. Temos estudado o uso da radiação ionizante para desenvolvimento de vacinas radio atenuadas para infecções fúngicas, para preservação da capacidade antioxidante de chás e, para tratamento de tumores. Várias moléculas sintéticas e de origem natural, bem como, nanopartículas metálicas foram caracterizadas e demonstraram ter potencial antitumoral. Também estudamos o efeito de algumas drogas (como a metformina) no metabolismo cancerígeno. Aptâmeros tem sido desenvolvido para identificação de bactérias, fungos e células tumorais por cintilografia. Desenvolvemos metodologias não invasivas para diagnóstico da leishmaniose canina. Estudamos a geração de radicais livres induzidas por drogas anticancerígenas metálicas, poluentes metálicos e nanopartículas sintetizadas biologicamente, o que possibilitou avaliar a capacidade de biorremediação de metais por leveduras.
Grupo de Pesquisa CNPq : Radiobiologia
Contatos:
Maria José Neves - nevesmj@cdtn.br - Tel.: +55 31 30693461
Antero Silva Ribeiro de Andrade - antero@cdtn.br - Tel.: +55 31 30693182
Linhas de Pesquisa
Desenvolvimento de metodologias de diagnóstico para a leishmaniose
A leishmaniose visceral (LV) representa atualmente um grande problema de saúde pública. No Brasil a doença vem se expandindo e urbanizando apesar das medidas de controle adotadas. O cão é o principal reservatório doméstico da Leishmania infantum, agente etiológico da doença. O controle da LV no Brasil envolve a eliminação de cães infectados, portanto o diagnóstico correto e seguro da leishmaniose visceral canina (LVC) é essencial para evitar a transmissão da doença ou o sacrifício desnecessário de animais. Esta linha de pesquisa visa desenvolver metodologias sensíveis e específicas para o diagnóstico da LVC, utilizando técnicas de amostragem não invasivas e métodos moleculares envolvendo a hibridização com sondas radioativas de DNA.
Contato:
Antero Silva Ribeiro de Andrade - antero@cdtn.br - Tel.: +55 31 30693182
Equipe:
Antero Silva Ribeiro de Andrade
Natália de Souza
Principais projetos de pesquisa em andamento:
- Identificação e tipagem de Leishmania em inquérito canino na região metropolitana de Belo Horizonte.
- Avaliação do swab conjuntival para o diagnóstico molecular da leishmaniose visceral em inquérito canino.
Principais projetos de pesquisa realizados nos últimos cinco anos:
- Comparação entre métodos baseados na PCR, em diferentes amostras clínicas, para o diagnóstico da leishmaniose visceral canina.
- Diagnóstico molecular da leishmaniose visceral canina: avaliação do swab conjuntival em cães assintomáticos.
Desenvolvimento de vacinas radioatenuadas para doenças fúngicas
Neste projeto alguns dos efeitos biológicos da radiação ionizante são exploradas para o desenvolvimento de vacinas. A capacidade da radiação gama de fragmentar o DNA celular é utilizada para gerar células sem capacidade de reprodução visando o desenvolvimento de vacinas vivas atenuadas contra doenças fúngicas. Atualmente não existem vacinas em uso para a profilaxia ou tratamento de infecções fúngicas de importância médica, indicando a necessidade de se ampliar a pesquisa e a busca novas alternativas neste campo. Estamos trabalhando com duas micoses: a paracoccidioidomicose e a esporotricose.
Contato:
Antero Silva Ribeiro de Andrade - antero@cdtn.br - Tel.: +55 31 30693182
Equipe:
Antero Silva Ribeiro de Andrade
Estefânia Mara do Nascimento Martins
Projetos de pesquisa em andamento:
Desenvolvimento de Vacinas Radioatenuadas para Doenças Fúngicas
Principais projetos de pesquisa realizados nos últimos cinco anos:
- Efeitos da radiação gama em leveduras de Sporothrix schenkii.
- Efeito de células leveduriformes de Paracoccidioides brasiliensis radioatenuadas na vacinação profilática e terapêutica em paracoccidioidomicose experimental
Desenvolvimento de radiofármacos baseados em aptâmeros
Aptâmeros de ácidos nucleicos são oligonucleotídeos que apresentam alta afinidade e especificidade para seus alvos moleculares. A metodologia SELEX (do inglês “Systematic Evolution of Ligands by Exponential Enrichment”) permite, através de ciclos de enriquecimento e amplificação, gerar aptâmeros para qualquer classe de moléculas orgânicas e mesmo para células integras. Aptâmeros podem ser marcados com diferentes radioisótopos (tais como 99mTc, 18F, 188Re e 68Ga) e vem se apresentado como uma classe de moléculas promissoras para o desenvolvimento de radiofármacos. Esse projeto visa a obtenção de aptâmeros específicos para identificação de bactériase fungos. Os aptâmeros selecionados são marcados com 99mTc e avaliados para o diagnóstico de infecções ou através da cintilografia. Aptâmeros radiomarcados específicos para agentes infecciosos poderiam dar uma contribuição significativa para o diagnóstico de infecções, permitindo determinar o foco primário da infecção, o grau de disseminação ou se o local de determinada cirurgia ou prótese está envolvido. Através deste projeto pretende-se implantar uma plataforma tecnológica para o desenvolvimento de novos radiofármacos, gerando moléculas que possam superar as limitações dos radiofármacos em uso, com impactos diretos na pesquisa clínica.
Contato:
Antero Silva Ribeiro de Andrade - antero@cdtn.br - Tel.: +55 31 30693182
Equipe:
Antero Silva Ribeiro de Andrade
Juliana Batista da Silva
Alessandra Nunes Duarte Miranda
Camila Maria de Sousa Lacerda
Iêda Mendes Ferreira
Míriam de Fátima Vianna Leonel
Nathália Martins Fernandes Campos
Principais projetos de pesquisa em andamento:
- Avaliação de aptâmeros radiomarcados para o diagnóstico de osteomielite experimental.
- Avaliação de aptâmeros anti-peptidoglicano marcados com 99mTc para identificação de infecção bacteriana em modelo animal.
- Avaliação de aptâmeros anti-beta glucana marcados com 99mTc para diferenciação entre infecção e inflamação.
- Desenvolvimento de radiofármacos baseados em aptâmeros para identificação de infecções provocadas por fungos.
- Avaliação de lipossomas pH-sensíveis de circulação prolongada contento aptâmeros marcados com 99mTc para diagnóstico por cintillografia.
- Seleção de aptâmeros para o antígeno carcino-embrionário (CEA) por CE-SELEX
Principais projetos de pesquisa realizados nos últimos cinco anos:
- Avaliação de aptâmeros marcados com 99mTc para identificação de focos infecciosos de Staphylococcus aureus.
- Desenvolvimento de nanoestruturas baseadas em ácidos nucleicos (aptâmeros) para utilização como radiofármaco.
- Desenvolvimento de aptâmeros anti-peptidoglicano para identificação de bactérias.
Geração de radicais livres por drogas anticancerígenas e poluentes metálicos
As terapias para combate ao câncer são basicamente três: radioterapia, quimioterapia, cirurgia ou combinação destas dependendo do estado do paciente e do tipo de câncer. Grandes avanços tem sido realizados com a quimioterapia e, atualmente, uma das drogas mais utilizadas é a cisplatina, apesar do seu sucesso muitos esforços são necessários. O estudo de metais que possam ser usados como quimioterápicos é uma linha promissora de trabalho. Assim, diversos projetos são desenvolvidos focando diferentes metais como Selênio, Gadolínio e, Arsênio. Da mesma forma que metais podem vir a ser usados para a terapia eles também podem aumentar as chances de aparecimento de câncer, razão pela qual o estudo de metais como cádmio é abordado nesta linha de pesquisa. Nosso objetivo é estudar o metabolismo, o estresse oxidativo e a geração de radicais livres induzidas por metais sob forma de nanopartículas associadas ou não com a radiação ionizante.
Contato:
Maria Jose Neves - nevesmj@cdtn.br - Tel.: +55 31 30693461
Equipe:
Maria Jose Neves
Alline Gomes Pereira
Luanai Graziele Luquini Gerolis
Letícia Satler Gonçalves
Vitor Gama Pozzato
Principais projetos de pesquisa em andamento:
- Efeitos de antioxidantes do chá verde na síntese de nanopartículas de selênio
- Influência da metformina no metabolismo respiratório e fermentativo das células cancerígenas
- Radiosensibilizadores para células
- Síntese, Caracterização e Efeito de Nanopartículas de Selênio em células
- Síntese e caracterização de nanopartículas de gadolínio
Triagem de produtos naturais e sintéticos no desenvolvimento de fármacos para tumores, infecção e neuropatias
Substâncias extraídas da fauna e flora brasileira possui um grande potencial biofarmacêutico. Nesta linha de pesquisa, substâncias bioativas naturais e sintéticas são exploradas quanto a sua atividade farmacológica sobre tumores, agentes infecciosos e o neuropatias. A grande problemática da terapia do câncer é a radioresistência induzida em tumores. O objetivo principal é a bioprospecção no sentido de se encontrar substâncias com potencial para aumentar o efeito da radiação ionizante, bem como para gerar protótipos para aplicação na terapia alvo e diagnóstico molecular. Os alvos moleculares das substâncias ativas são determinados e caracterizados através de estudos de interação com sondas radioativas.
Contato:
Raquel Gouvêa dos Santos - santosr@cdtn.br - Tel: ++55 31 30693177
Equipe:
Raquel Gouvêa dos Santos
Felipe Henrique de Souza Silva
Pryscila Rodrigues da Costa
Principais projetos de pesquisa em andamento:
- Estudo do efeito do tratamento combinado de tiossemicarbazonas e cisplatina radioativa (195Pt) sobre tumores malignos
- Estudo do efeito combinado de complexos metálicos de tiossemicarbazonas com radiação gama em tumores malignos
- Efeito combinado da irradiação gama (Co-60) com o peptídeo RGD-like PeptLeuc-B desenvolvido a partir da peçonha de Bothrops leucurus, sobre tumores malignos
Projetos realizados nos últimos cinco anos:
- Avaliação dos efeitos de complexos metálicos de rutênio sobre linhagens celulares de glioblastoma.
- Identificação e caracterização de tiossemicarbazonas antitumorais para aplicação na terapia e diagnóstico por imagem molecular