Produção de Artefatos Utilizando Geopolímeros Contendo Resíduos Arenosos de Mineração
Descrição
Processo produtivo para fabricação de geopolímeros substituindo a areia natural por resíduos arenosos da mineração. Dessa forma, é possível transformar os resíduos em produtos de maior valor agregado que poderão ser comercializados.
Palavras-chave
reciclagem; geopolímeros; redução de custos
Problema
Os resíduos arenosos causam danos ambientais e as empresas mineradoras gastam um grande volume de capital para a manutenção das barragens onde são depositados esses materiais. O volume de resíduos gerados é muito elevado e, ainda não existe uma solução técnica e economicamente viável para solucionar esse problema.
Diferenciais
A vantagem dessa tecnologia consiste na substituição da areia natural por rejeitos da mineração. Como a areia de mineração tem um custo menor (pode até ser doada pelas mineradoras), possivelmente, os produtos finais também poderão ser fabricados a um custo reduzido se comparado ao processo tradicional da engenharia civil. Há também a vantagem ambiental de não ter emissão de CO₂ durante sua produção. Além disso, é possível destacar os seguintes pontos: grande disponibilidade de recursos minerais, economia de energia e proteção ambiental, técnica de preparação simples, boa estabilidade volumétrica, elevado ganho de resistência em curto período de tempo, excelente durabilidade, alta resistência ao fogo e baixa condutividade térmica. Os geopolímeros também vêm sendo identificados como material promissor para matriz de solidificação de rejeitos radioativos.
Aplicação
Tratamento de Rejeitos e Efluentes
Situação
Know How
Inventores
Fernando Soares Lameiras
Carolina Freire