Processo de Tratamento de Efluentes Aquosos com Contaminantes Orgânicos Utilizando Catalisadores a Base de Minério de Ferro e Peróxido de Hidrogênio
Descrição
A presente invenção compreende o tratamento de efluentes aquosos contaminados com substâncias orgânicas utilizando minério de ferro como catalisador e peróxido de hidrogênio como oxidante. O aspecto inovador da presente invenção é o uso de minério de ferro, um material de baixo custo e de origem natural, como catalisador nesse processo de oxidação em meio aquoso.
Palavras-chave
descontaminação; minério de ferro
Problema
Um dos maiores problemas que as indústrias enfrentam atualmente são os grandes volumes de dejetos, especialmente na forma de efluentes aquosos contaminados, em grande parte por substâncias orgânicas, tais como hidrocarbonetos alifáticos, aromáticos, fenóis, organoclorados e também metais. Devido a uma conscientização crescente da sociedade com relação aos riscos à saúde humana e aos ecossistemas associados a contaminantes ambientais a legislação ambiental tem se tornado cada vez mais restritiva.
Diferenciais
A presente invenção caracteriza-se pelo processo inovador de tratamento de efluentes aquosos utilizando como catalizador minério de ferro de origem natural e H₂O₂ como oxidante. O catalisador é de origem natural e não necessita de qualquer tratamento para ser utilizado; a simplicidade da técnica na sua preparação e utilização; o sistema opera em pH neutro, não necessitando as etapas de acidificação (para pH3) e posterior neutralização evitando assim a geração de Iodo; o minério pode ser reutilizado posteriormente no processo de tratamento de efluente ou mesmo em processos siderúrgicos; o baixo custo do processo.
Aplicação
Tratamento de Rejeitos e Efluentes
Situação
Patente Concedida
Patente
PI 0504197-0
Inventores
José Domingos Ardisson
Waldemar A. de Almeida Macedo
Regina Celi de C. Costa
Rochel Lago Montero
Rafael de S. Bergo
Carlos Alberto Spier