Processo de Obtenção de Silicato de Sódio em Pó a partir de Rejeito Arenoso Oriundo do Processo de Concentração de Minério de Ferro
Descrição
A presente invenção se refere a um processo de produção de silicato de sódio em pó a partir de rejeitos arenosos da produção mineral, notadamente de processos de beneficiamento de minério de ferro. A presente invenção se destina, principalmente, à produção de matéria-prima utilizada na fabricação de geopolímeros e materiais ativados em meio alcalino a serem empregados principalmente pela indústria da construção civil e na pavimentação de estradas.
Palavras-chave
reciclagem; minério de ferro; silicato de sódio; geopolímeros
Problema
A preocupação com a reciclagem de resíduos tem se tornado tema de pesquisas direcionadas à redução dos impactos ambientais negativos associados aos resíduos. No caso do Brasil, destacam-se preocupações voltadas para o considerável volume de resíduos gerados na indústria de mineração. Mais especificamente, no caso de rejeitos oriundos do beneficiamento de minério de ferro, tem sido dado grande foco à sua reutilização e agregação de valor.
Diferenciais
Diminuir a disposição de rejeitos em unidades de processamento de minério de ferro, o que representa grande impacto ambiental, e o aproveitamento desse rejeito, transformando-o em um produto comercial.
Aplicação
Tratamento de Rejeitos e Efluentes
Situação
Patente Concedida
Patente
BR 10 2019 018080 3
Inventores
JORDANNA CHAMON VOGT - Vale
FERNANDO SOARES LAMEIRAS - CDTN