Processo de Utilização de Superfície Micro-Nano Hierárquica com Nanotubos de Titânia (TiO2) para Recobrimento de Implantes Osseointegráveis
Descrição
Produto e processo aplicável no campo odontológico, mais especificamente na área de implantodontia intraóssea, ao se fazer utilização de tratamentos superficiais combinados para fins de bioaplicações destinadas ao revestimento de implantes de titânio comercialmente puro (Ti-cp), com intuito de se obter uma superfície que conjugue estruturas e rugosidades na escala micro e nano. A presente invenção permite a ampliação de implantes dentários de natureza superficial hidrofílica, em substituição aos comumente disponibilizados no mercado, categorizados pelo seu comportamento predominante hidrofóbico.
Palavras-chave
implantodontia; nanotecnologia; titânia
Problema
Muitos esforços de pesquisa têm sido direcionados com o objetivo de melhorar a interação biológica entre o implante e o osso circundante, em um processo denominado osseointegração. Assim, novas abordagens foram desenvolvidas ao combinar ou modificar as técnicas existentes de tratamento superficiais para atender às demandas por uma formação de contato osso-implante aprimorada ou então obter melhorias das características físico-químicas da superfície do implante de titânio através de processos que envolvam modificações em micro e nanoescala. Destaca-se no mercado de implantodontia a inexistência de superfícies de implantes modificadas que exibem estruturas e rugosidades simultaneamente e sinergicamente na escala micro e nano. Além desse fato, a maioria das superfícies de implantes atualmente em uso clínico, disponibilizados no mercado, é classificada como hidrofóbicas. No entanto, esse cenário vem se modificando, uma vez que superfícies hidrofílicas tendem a melhorar os estágios iniciais de adesão celular, proliferação, diferenciação e mineralização óssea quando comparadas as superfícies hidrofóbicas.
Diferenciais
Na presente invenção conta com uma superfície micro-nano com característica intrinsecamente hidrofílica, sem a necessidade de etapas adicionais após o processo de síntese para o desenvolvimento da natureza hidrofílica, o que torna um grande diferencial dado a redução de custos, tempo e maior simplicidade operacional. Mais do que determinar o ângulo de contato para avaliar a molhabilidade após a preparação da superfície, na presente invenção é demonstrado que, mesmo após tempos prolongados de exposição a condições atmosféricas, a hidrofilicidade é mantida, sem a necessidade de armazenamento em dessecadores ou ambientes de vácuo.
Aplicação
Odontologia e Implantodontia
Situação
Patente em Análise
Patente
BR 10 2021 013576 0
Inventores
Ramon Resende Leite
Maximiliano Delany Martins - CDTN
Fernanda de Paula Oliveira
Elisa Marchezini Rodrigues
Tatiane Cristine Silva de Almeida
Joyce Cristina da Cruz Santos
Eduardo Henrique Martins Nunes
Mariana Ogando Paraense