Processo para Construção de uma Máquina para Ensaio de Corrosão sob Tensão com Deformação Lenta para Aplicação em Estudos de Extensão de Vida de Componentes Metálicos da Indústria Nuclear e Convencional
Descrição
A presente invenção diz respeito ao processo de fabricação de um equipamento para ensaios de corrosão sob tensão, com deformação lenta, para aplicação em estudos de extensão de vida de componentes metálicos na indústria nuclear, de componentes metálicos de plataformas marítimas, de componentes metálicos de condução de gases e de produtos químicos na indústria convencional.
Palavras-chave
ensaio de corrosão; equipamento; economia
Problema
Muitas instalações da indústria nuclear e das indústrias convencionais foram projetadas para ter uma vida útil limitada. Após esta vida útil estas instalações devem ser retiradas de serviço. Como os cálculos para se chegar a essa vida útil foram, em geral, bem conservativos, no final dela tais instalações podem apresentar, ainda, uma vida residual considerável de cerca de 20 a 40% de sua vida útil inicial. Este fato cria a oportunidade de aplicação do conceito de extensão de vida de componentes metálicos e, como consequência, cria um novo negócio envolvendo economia de processos industriais. Os equipamentos comerciais existentes para avaliações de materiais susceptíveis à corrosão sob tensão são de preços elevados. Por causa disto, a análise de corrosão sob tensão é um serviço prestado apenas por umas poucas firmas nacionais e do exterior, o que encarece a referida análise e não permite a avaliação mais intensiva da integridade estrutural com vista à extensão de vida de instalações industriais.
Diferenciais
É um equipamentos tão eficaz como os comerciais atuais, porém com preço de comercialização extremamente acessível a um número maior de fornecedores da análise de corrosão sob tensão, o que permitiria extraordinário avanço econômico e tecnológico na extensão de vida de componentes metálicos de instalações do parque industrial brasileiro.
Aplicação
Ensaios Mecânicos
Situação
Know How
Inventores
Paulo Tarso V. Gomes
Roberto Di Lorenzo
Tanius R. Mansur
Nirlando Rocha