Processo de Selagem de Tubo Metálico com Polímero na Fabricação de Semente de Braquiterapia, e sua Utilização
Descrição
O presente pedido diz respeito a um processo de selagem de tubo metálico com polímero contendo em seu interior um núcleo radioativo constituindo-se numa semente de braquiterapia. Mais especificamente, refere-se a um processo de selagem na fabricação de semente de braquiterapia utilizando-se tubo metálico e polímero. Refere-se também, ao uso deste processo de selagem na fabricação de sementes de braquiterapia.
Palavras-chave
câncer; sementes de braquiterapia; fabricação; produtividade
Problema
O uso da técnica de soldagem, para selagem de tubo de titânio e propicia um aumento localizado na espessura do tubo metálico fazendo com que a semente fique com a região de solda mais espessa, o que acarreta um campo de radiação não uniforme em torno da semente. Outra grande desvantagem do uso de técnica de soldagem para selagem de tubos metálicos é o custo envolvido por requerer muita precisão como a técnica de soldagem TIG, microplasma ou laser. Pode ainda acarretar riscos inerentes ao aquecimento térmico porque ocorre a volatilização parcial do radionuclídeo o que pode contaminar o equipamento de solda, como também, no caso de ocorrência de defeitos na região de solda pode haver vazamento do radionuclídeo do tubo com consequente contaminação do meio.
Diferenciais
O processo de fabricação aqui proposto é que ele substitui as técnicas de soldagem TIG, microplasma ou laser pela selagem a frio de tubo metálico com uso de polímero. Outras vantagens seriam a simplicidade, menor custo no processo de fabricação de sementes para uso em braquiterapia como também uma maior facilidade na obtenção de sementes de braquiterapia com curvas de isodose mais uniformes ou seja, sementes com maior isotropia de radiação.
Aplicação
Diagnóstico e Tratamento de Câncer e Outras Doenças
Situação
Patente Concedida
Patente
PI1000545-5
Inventores
Wilmar Barbosa Ferraz - CDTN
Ana Maria Matildes dos Santos - CDTN