Processo de Fabricação de Semente de Braquiterapia, e sua Utilização
Descrição
O presente pedido diz respeito a um processo de fabricação de semente de braquiterapia e sua utilização que emprega como material carregador de radionuclídeo uma matriz cerâmica com porosidade controlada. Mais especificamente, refere-se a um processo de fabricação de matriz cerâmica impregnada com radionuclídeo. Refere-se, também, ao uso dessa matriz cerâmica como fonte para braquiterapia.
Palavras-chave
câncer; sementes de braquiterapia; fabricação; qualidade
Problema
Considerando o uso da prata na presença do iodo-125, uma maior quantidade de iodo deve ser acrescentada à semente para compensar a autoabsorção de energia. Sementes com vários componentes são de difícil execução em razão das suas diminutas dimensões. Um outro problema é que os componentes podem se deslocar dentro do tubo metálico, alterando a distribuição de dose de radiação em torno da semente. O custo de fabricação é mais elevado para sementes com vários componentes e, dependendo da complexidade desses componentes, pode requerer maior proteção radiológica, emprego de robótica e outras etapas complexas, o que torna o processo de fabricação inviável economicamente. Dependendo dos materiais utilizados nos componentes internos da semente, pode ocorrer uma alteração significativa no campo de radiação efetivo em torno da semente, acarretando eventualmente uma dose real inferior ou superior ao valor da dose planejada, podendo assim ocorrer danos aos tecidos normais vizinhos a região de tratamento ou não haver a eliminação completa das células tumorais.
Diferenciais
O processo aqui descrito diferencia-se dos processos já patenteados pelo fato de se fabricar a semente constituída de um único componente cerâmico que atua ao mesmo tempo como carregador de radionuclídeos e marcador de raios X. A cerâmica é obtida apresenta estrutura de poros com dimensões nanométricas e com elevada conectividade, dessa forma o radionuclídeo fica bem distribuído em toda extensão da amostra. Outra vantagem do processo proposto é que como a semente possui o elemento radiopaco distribuído em toda sua extensão, após a sua implantação, toda a semente pode ser visualizada pelos raios X, ao invés de apenas uma porção, como nas sementes convencionais que utilizam fio de prata. Outra vantagem é o menor custo no processo de fabricação, pois a estrutura interna da semente, além de ser formada por apenas um componente obtido de maneira simples, com elevada reprodutibilidade, é radiopaca e possui o radionuclideo distribuído uniformemente em toda sua extensão. Uma outra vantagem do processo aqui proposto é que ele permite a alteração das dimensões da cerâmica porosa como também do tamanho e distribuição de poros da cerâmica, permitindo ajustar a distribuição de dose através do controle da porosidade.
Aplicação
Diagnóstico e Tratamento de Câncer e Outras Doenças
Situação
Patente em Análise
Patente
PI1106531-1
Inventores
Ana Maria Matildes dos Santos - CDTN
Adelina Pinheiro Santos - CDTN
Sérgio Carneiro Reis - CDTN