Processo de Fabricação de Encapsulamento Polimérico na Construção de Sementes para Uso em Braquiterapia, e sua Utilização
Descrição
Processo de fabricação de encapsulamento polimérico, empregando-se técnica de prensagem a frio seguida de tratamento térmico, e é utilizado na produção de sementes radioativas no tratamento de tumores. O método permite preparar o polímero de encapsulamento, evitando o uso de máquina de solda e fornece a semente radioativa através do processo de encapsulamento, onde a semente pode ser implantada temporária ou permanentemente na região das partes do corpo do paciente a ser tratado. Utiliza preferencialmente l-125 e Pd-103.
Palavras-chave
câncer; sementes de braquiterapia; fabricação; qualidade
Problema
Um dos problemas que aparece com o uso do encapsulamento metálico, como no caso do titânio, além da sua interação com a radiação emitida pelo radionuclídeo com consequente emissão de raios X indesejáveis, é a não uniformidade na espessura da extremidade selada do tubo devido à etapa de soldagem e selagem o que acarreta um campo de radiação não uniforme em torno da semente. Esse problema complica o planejamento de tratamento e aumenta a possibilidade de existirem áreas tratadas em que a dose de radiação fica abaixo da necessária para eliminar as células tumorais ou fica acima danificando tecidos normais. Outra grande desvantagem do uso do tubo metálico de titânio é o custo. Acrescente-se ainda que o encapsulamento com tubo metálico possui riscos inerentes de contaminação.
Diferenciais
A utilização dessa técnica com a formação simultânea do encapsulamento metálico sobre a estrutura interna da semente facilita a fabricação da mesma. A substituição do encapsulamento metálico pelo polimérico permite a obtenção de fontes de distribuições de dose mais uniformes em torno da semente. A técnica não limita a forma do encapsulamento à forma cilíndrica mas esta pode ter qualquer forma conveniente como cubóide, elipsóide, forma irregular, etc. A técnica não limita as fontes que empregam I-125 e Pd-103, podendo ser empregados redionuclídeos de uso em braquiterapia como Y-90, Au-198, P32, etc.
Aplicação
Diagnóstico e Tratamento de Câncer e Outras Doenças
Situação
Know How
Inventores
Ana Maria Matildes dos Santos - CDTN
Wilmar Barbosa Ferraz - CDTN