Medicamento Teranóstico para Tratamento e Diagnóstico de Cânceres e Doenças Ósseas e seu Processo de Obtenção
Descrição
Produção de um novo radiofármaco que pode ser obtido pela ligação covalente entre os ácidos fólico e medrônico com a posterior complexação de radioisótopos biocompatíveis, como por exemplo o Cobre-64. O produto dessa invenção pode ser aplicado simultaneamente no tratamento e diagnóstico de diversos tipos de câncer, principalmente os cânceres ósseos, e outros tipos de doenças, podendo ser obtido por meio de várias reações químicas, como a aminação do ácido fólico, a conjugação covalente do ácido fólico aminado com o ácido medrônico e a complexação com radioisótopos
Palavras-chave
câncer; doenças ósseas; medicamento; qualidade
Problema
As estratégias mais comumente empregadas no tratamento do câncer são através da quimioterapia, radioterapia ou remoção cirúrgica das massas tumorais. Entretanto, em alguns casos, essas estratégias falham por não possuírem especificidade de ação suficientes ou por serem ineficazes no tratamento.
Diferenciais
Os resultados indicam que o íon folato pode ser covalentemente ligado ao medronato e o radioisótopo metálico pode ser complexado com alta estabilidade nesse sistema, produzindo o dímero AF-MDP-*R-MDP-AF com alta pureza radioquímica, elevada atividade específica e alta estabilidade coloidal com boa dispersibilidade em água.
Aplicação
Diagnóstico e Tratamento de Câncer e Outras Doenças
Situação
Patente em Análise
Patente
BR 10 2020 019102 0
Inventores
Edésia Martins Barros de Sousa - CDTN
Marcelo Fernandes Cipreste - CDTN
Juliana Batista da Silva - CDTN