Equipamento a Laser para Produção Seriada e Automatizada de Fontes para Braquiterapia
Descrição
A presente invenção refere-se a um equipamento a laser rara produção seriada e automatizada de fontes para braquiterapia, composto por um laser ND Yag que realiza, tanto o corte do tubo em pedaços, quanto a selagem das extremidades dos pedaços assim obtidos.
Palavras-chave
câncer; sementes de braquiterapia; fabricação; laser ND Yag
Problema
Existem vários métodos de selar permanentemente as fontes para braquiterapia, usados de modo que o material radiativo não escape para o corpo e que não tenham de ser removidas após o tratamento, podem ter um dramático efeito nos custos de fabricação e na distribuição de radiação das fontes para braquiterapia. Custos aumentados reduzem a eficácia econômica do tratamento com fontes para braquiterapia em relação aos tratamentos convencionais tais como cirúrgicos ou terapia com feixe externo de radiação. Além disso, os efeitos de distribuição empobrecida de radiação, devido a esses métodos de selagem, em fontes convencionais para braquiterapia, podem finalmente afetar a saúde do paciente, desde que, para compensar a existência de pontos frios, doses elevadas de radiação são requeridas, ou fontes para braquiterapia adicionais têm que ser colocadas dentro do corpo humano. Tudo isto leva a um tratamento menos efetivo que pode danificar mais tecido sadio do que necessário.
Diferenciais
A presente invenção consiste em um equipamento automático para cortar o tubo na dimensão requerida, selar uma de suas extremidades, carregá-lo com o material radioativo e os marcadores, e então selar a outra extremidade, a qual apresenta as seguintes vantagens em relação a outros processos de selagem, como por exemplo, utilizando-se tocha de soldagem TIG: O controle do processo fica bem mais simplificado e o custo operacional mais econômico, pois não há necessidade de sistemas de fornecimento de energia e de gás inerte para uma tocha TIG. O corte do tubo é feito pelo mesmo equipamento que realiza a selagem, ficando assim dispensada a necessidade, tanto de uma etapa quanto de um equipamento a mais, como, por exemplo, uma serra adiamantada para esta operação, onerando assim os custos tanto de investimento, quanto de produção. O corte a laser resulta em um corte com excelente acabamento, não deixando rebarbas internas que impedem o carregamento do tubo com o material radioativo, o que implica em necessidade de se realizar uma etapa adicional de usinagem para retirada das rebarbas, onerando os custos de produção. Evita perda de material radioativo por evaporação, pois o aquecimento na selagem a laser é extremamente localizado e assim não ocorre aquecimento do restante do tubo e no material radioativo, o que poderia causar alguma evaporação do material radioativo, como provavelmente ocorreria ao se usar tocha TIG.
Aplicação
Diagnóstico e Tratamento de Câncer e Outras Doenças
Situação
Know How
Inventores
Ricardo Alberto Neto Ferreira