Complexo de Platina (II) Radiomarcada Contendo Tetraciclina, Composições Farmacêuticas, Processo e Uso
Descrição
A presente invenção trata de composições farmacêuticas compreendendo o complexo contendo tetraciclina complexada à platina radiomarcada com isótopos radioativos, processo de obtenção complexo de platina (II) radiomarcada contendo tetraciclina e seus usos para a preparação de um medicamento antitumoral. A molécula de platina radiomarcada, quando em conjugação com a tetraciclina produz efeitos antitumorais significativamente superiores em relação a outros compostos utilizados no tratamento contra câncer.
Palavras-chave
câncer; leucemia; medicamento; qualidade
Problema
Apesar da importante contribuição da cisplatina na terapia contra o câncer, a sua utilização apresenta limitações consideráveis, como o desenvolvimento de resistência e toxicidade e efeitos colaterais. Entre os efeitos colaterais, cisplatina pode causar dano renal, surdez, problemas cardíacos e neuropatia periférica, levando o paciente a ter importantes danos clínicos. Além da citotoxicidade, outra limitação do tratamento com compostos de platina é a resistência dos processos tumorais. Tumores que inicialmente respondem ao tratamento com cisplatina podem retornar e, em um segundo momento, se tornarem refratários ao tratamento, limitando seu uso.
Diferenciais
O composto radiomarcado descrito na presente solução possui maior efeito terapêutico sobre as células humanas de leucemia. O diferencial desta invenção é obtenção de efeito terapêutico adicional usando o complexo radiomarcado em comparação com o complexo não marcado.
Aplicação
Diagnóstico e Tratamento de Câncer e Outras Doenças
Situação
Patente em Análise
Patente
BR102017018774-8
Inventores
Elene Cristina Pereira Maia
Ivana Marques Marzano
Alexandre Soares Leal