Aptâmero de DNA para Detecção do vírus da Zika e usos
Descrição
A presente tecnologia trata de um aptâmero de DNA para detectar a proteína NS1 do vírus da Zika, que poderá ser utilizado no diagnóstico, tratamento e/ou prevenção da infecção causada por este vírus.
Palavras-chave
zika vírus; diagnóstico; assertividade
Problema
Atualmente, os diagnósticos utilizados para detecção do vírus da Zika incluem o teste de ácido nucleico para RNA (RNA NAT), o triplex rRT-PCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real, após transcrição reversa), ou o ensaio de ELISA (Ensaio de Imunoabsorção Enzimática) de captura na urina, soro, ou fluido cerebrospinal. Entretanto, devido à reatividade cruzada com outros vírus co-circulantes, tais como o vírus da dengue e da febre amarela, a taxa de confirmação dos resultados presumidos como positivos é menor que 50% para o ensaio de ELISA. Assim, se faz necessário o desenvolvimento de testes eficazes e rápidos, que permitam o diagnóstico precoce, evitando reações cruzadas e agilizando o diagnóstico em campo. Uma solução promissora é o desenvolvimento de reagentes à base de ácidos nucleicos, chamados aptâmeros, que são capazes de se ligarem a agentes infecciosos com alta afinidade e especificidade e com custo relativamente baixo. Os aptâmeros são oligonucleotídeos ou peptídeos que se ligam às moléculas-alvo específicas.
Diferenciais
A presente invenção compreende um aptâmero de DNA capaz identificar a proteína NS1 do virus da Zika com uma afinidade muito maior pela proteína NS1 do vírus da Zika do que pela proteína NS1 dos outros Flavivirus (dengue 1-4 e febre amarela). Este aptâmero pode ser usado para preparar composições para o diagnóstico e o tratamento da infecção causada pelo vírus da Zika, com alto grau de assertividade.
Aplicação
Diagnóstico e Tratamento de Câncer e Outras Doenças
Situação
Patente em Análise
Patente
BR 10 2021 013321 0
Inventores
Flávio Orlando Plentz Filho - UFMG
Viviane Cristina Fernandes dos Santos - UFMG
Nathalie Bonatti Franco Almeida - UFMG
Camila Maria de Sousa Lacerda - CDTN
Antero Silva Ribeiro de Andrade - CDTN