Nanotubos de Nitreto de Boro Funcionalizados e seu Uso para Transfecção Celular
Descrição
Esta tecnologia é baseada no processo de obtenção de nanotubos de nitreto de boro (BNNT) usados como facilitadores na transformação bacteriana por choque térmico e BNNT funcionalizados com glicol-quitosana que são usados para transfecção celular
Palavras-chave
nanomateriais; transfecção celular; produtividade
Problema
Tornar a taxa de transformação bacteriana por choque térmico um processo mais efetivo, uma vez que as técnicas existentes de sonoporação e eletroporação apresentam limitações como alto custo e impulsos elétricos imprecisos que podem levar à lise celular. Apresentar uma solução eficiente para aumentar as taxas de transfecção celular com um produto que não seja citotóxico.
Diferenciais
O BNNT usado para transformação bacteriana pelo processo de choque térmico torna-se útil na rotina de biologia molecular uma vez que o processo é simples e de baixo custo, além de apresentar fácil manipulação, já que não precisa de uma fonte externa de elétrons e é eficiente, triplicando o número de transformantes em relação aos processos usuais de transformação química. O BNNT funcionalizado com glicol-quitosana se difere por não utilizar uma fonte externa de emissão de elétrons ou íons e por apresentar uma alta taxa de transfecção celular.
Aplicação
Biologia molecular
Situação
Patente em Análise
Patente
BR 13 2012 020811 2
Inventores
Edésia Martins Barros de Sousa (CDTN)
Luiz Pereira da Costa (ITP/UNIT)
Luciana Maria de Hollanda (ITP/UNIT)
Marcelo Lancellotti (UNICAMP)