Pinça Articulada para Manusear Dispositivos e Equipamentos a Distância
Descrição
A presente invenção diz respeito a uma Pinça Articulada que permite operações de manuseio de equipamentos ou dispositivos a distância. Com esta Pinça é possível prender, movimentar ou retirar equipamentos, dispositivos e/ou peças de locais de difícil acesso, para que se possam realizar intervenções periódicas neles ou mesmo as suas substituições. A presente invenção é caracterizada por possuir um conjunto articulado, uma haste externa, uma haste interna, um conjunto de fixação, um conjunto de travamento das garras da pinça, O conjunto de articulação permite eliminar as dificuldades de alinhamento, de içamento e de manuseio dos objetos que estão sendo trabalhados a distância. O conjunto de articulação possibilita ao operador, independentemente de sua posição remota, ter acesso sempre em posição vertical à pega de manuseio do objeto que será manuseado.
Palavras-chave
manuseio de equipamentos; acessibilidade de materiais
Problema
As pinças utilizadas anteriormente nestas operações do reator Triga, normalmente eram rígidas e pelo posicionamento do operador na borda da piscina, o encaixe e a conexão da pinça à extremidade dos elementos combustíveis era realizado com um determinado ângulo de inclinação. Esta inclinação prejudicava o acoplamento da pinça ao pino de manuseio do elemento combustível, posicionado na posição vertical no núcleo do reator. A inclinação dificultava a retirada do elemento combustível de seu alojamento, e também, as operações de manuseio, tornando-as inseguras.
Diferenciais
Eliminação da dificuldade de alinhamento, fixação, içamento e manipulação de materiais a distância, inclusive, daqueles mergulhados em fluidos como, óleo ou água.
Aplicação
Aplicações nucleares
Situação
Know How
Inventores
Edson Ribeiro - CDTN
Luiz Leite da Silva - CDTN
Antônio Carlos Lopes da Costa - CDTN